limpar filtros
Questões por página:

Leia e analise esse documento de 1844.

Imagem associada para resolução da questão

(http://www.slavevoyages.org/resources/images/category/Manuscripts/166)

O documento está relacionado à história

Leia o texto e assinale a alternativa que dá continuidade a ele. “Descolonização e revolução transformaram de modo impressionante o mapa político do globo. O número de Estados internacionalmente reconhecidos como independentes na Ásia quintuplicou. Na África onde havia um em 1939, agora eram cerca de cinquenta. Mesmo nas Américas, onde a descolonização no início do século XIX deixara atrás umas vinte repúblicas latinas, a de então acrescentou mais uma dúzia. Contudo, o importante nelas não era o seu número, mas…” (Eric Hobsbawn, A Era dos Extremos)
Eric Hobsbawn (1995) em A era das revoluções, afirma que
“A palavra ‘urbano’ é certamente ambígua. Ela inclui as duas cidades europeias que por volta de 1789 podem ser chamadas de genuinamente grandes segundo os nossos padrões – __________com cerca de um milhão de habitantes, e _________, com cerca de meio milhão – e umas 20 outras com uma população de 100 mil ou mais”.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
Leia o texto seguinte, do autor vencedor do concurso promovido, em 1844, pelo IHGB, sobre “Como se deve escrever a história do Brasil”, citado por Lilia Moritz Schwarcz, em Inaugurando a história e construindo a nação.
“Devia ser ponto capital para o historiador flexivo mostrar como no desenvolvimento sucessivo do Brasil se acham estabelecidas as condições para o aperfeiçoamento das três raças humanas que nesse país são colocadas uma ao lado da outra, de uma maneira desconhecida da história antiga, e que devem servir-se mutuamente de meio e fim”.
O autor do texto foi:

Observe a imagem.

Imagem associada para resolução da questão

Thomas Cole. Manhã ensolarada no Rio Hudson,1827.

(http://www.abcgallery.com/C/cole/cole26.html)

Essa obra conta qual história?