Questões do concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP - 2019 - Concurso Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
limpar filtros
73 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 15
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
A Resolução CNE/CP no 2/2017 afirma, em seu artigo 5o, que a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
A Lei no 11.645, de 10.03.2008, estabelece:
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, de acordo com Veiga (1996):
________________, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza poderes de decisão.
________________, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza poderes de decisão.
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Considerando a discussão de Ropoli (2010) sobre inclusão, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, o trecho a seguir.
“A ___________ é tida sempre como __________, generalizada e positiva em relação às demais, e sua definição provém do processo pelo qual o poder se manifesta na escola, elegendo uma identidade específica através da qual as outras identidades são avaliadas e hierarquizadas. [...] Na perspectiva da ______________, as identidades são transitórias, instáveis, inacabadas e, portanto, os alunos não são categorizáveis, não podem ser reunidos e fixados em categorias, grupos, conjuntos, que se definem por certas características arbitrariamente escolhidas”.
“A ___________ é tida sempre como __________, generalizada e positiva em relação às demais, e sua definição provém do processo pelo qual o poder se manifesta na escola, elegendo uma identidade específica através da qual as outras identidades são avaliadas e hierarquizadas. [...] Na perspectiva da ______________, as identidades são transitórias, instáveis, inacabadas e, portanto, os alunos não são categorizáveis, não podem ser reunidos e fixados em categorias, grupos, conjuntos, que se definem por certas características arbitrariamente escolhidas”.
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Delia Lerner (2002) reflete que “[...] a decisão acerca de quais são os conteúdos a ensinar e quais serão considerados prioritários supõe, na realidade, uma verdadeira reconstrução do objeto. Trata-se de um primeiro nível da transposição didática: a passagem dos saberes cientificamente produzidos ou das práticas socialmente realizadas para os objetos ou práticas a ensinar”. Como essa noção afeta o ensino do ler e escrever?