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Prefeitura de Linhares - ES - 2022 - Concurso Prefeitura de Linhares - ES
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Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Pedagogia
Em uma situação hipotética, ao corrigir um texto produzido por um estudante do 2º ano do Ensino Médio, o professor de Língua Portuguesa observa a seguinte citação: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” (Paulo Freire), iniciando o referido texto. Em razão do exposto anteriormente, adequadamente e observando as competências e habilidades esperadas do estudante, o professor registrou em suas observações:
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Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Pedagogia
De acordo os aspectos metodológicos do ensino de Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que pode ser observada INADEQUAÇÃO.
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Português
Acerca do texto IV, utilizado na sequência de textos motivadores apresentados na proposta de redação da questão anterior, pode- -se afirmar que:
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Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Português
Em uma turma de Ensino Médio, o professor de Língua Portuguesa apresentou aos alunos a sequência de textos motivadores pertencentes à proposta de redação do ENEM 2021:
A partir daí, sugeriu à classe que fossem elaborados possíveis títulos para um texto argumentativo a ser produzido que tivesse como tema proposto “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”; algumas opções foram apresentadas, entre as evidenciadas a seguir, assinale a que apresenta coerência e adequação de acordo com o que foi solicitado.
A partir daí, sugeriu à classe que fossem elaborados possíveis títulos para um texto argumentativo a ser produzido que tivesse como tema proposto “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”; algumas opções foram apresentadas, entre as evidenciadas a seguir, assinale a que apresenta coerência e adequação de acordo com o que foi solicitado.
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Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Português
Até o século XVIII, pode-se afirmar que prevaleceu a concepção dos gêneros literários conhecida como “concepção clássica” em que havia uma divisão rígida dos gêneros, elementos de um gênero não se misturavam de forma alguma com os do outro. Leia o fragmento a seguir:
Voltei-me para ela; Capitu tinha os olhos no chão. Ergueu-os logo, devagar, e ficamos a olhar um para o outro… Confissão de crianças, tu valias bem duas ou três páginas, mas quero ser poupado. Em verdade, não falamos nada; o muro falou por nós. Não nos movemos, as mãos é que se estenderam pouco a pouco, todas quatro, pegando-se, apertando-se, fundindo-se. Não marquei a hora exata daquele gesto. Devia tê-la marcado; sinto a falta de uma nota escrita naquela mesma noite, e que eu poria aqui com os erros de ortografia que trouxesse, mas não traria nenhum, tal era a diferença entre o estudante e o adolescente. Conhecia as regras do escrever, sem suspeitar as do amar; tinha orgias de latim e era virgem de mulheres. Não soltamos as mãos, nem elas se deixaram cair de cansadas ou de esquecidas. Os olhos fitavam-se e desfitavam-se, e depois de vagarem ao perto, tornavam a meter-se uns pelos outros…
(ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ática,1994, p.30-31.)
Considerando o enunciado acerca dos gêneros literários e o fragmento apresentado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O fragmento apresentado está em conformidade com o exposto na afirmativa feita no enunciado da questão. ( ) A tragédia, uma das espécies do gênero dramático tal como concebido até o Romantismo, é exemplificada por meio do fragmento anterior, ainda que de forma híbrida. ( ) Observa-se a presença de elementos que caracterizam o estilo lírico no fragmento destacado, denotando um afastamento da concepção clássica quanto aos gêneros literários.
A sequência está correta em
Voltei-me para ela; Capitu tinha os olhos no chão. Ergueu-os logo, devagar, e ficamos a olhar um para o outro… Confissão de crianças, tu valias bem duas ou três páginas, mas quero ser poupado. Em verdade, não falamos nada; o muro falou por nós. Não nos movemos, as mãos é que se estenderam pouco a pouco, todas quatro, pegando-se, apertando-se, fundindo-se. Não marquei a hora exata daquele gesto. Devia tê-la marcado; sinto a falta de uma nota escrita naquela mesma noite, e que eu poria aqui com os erros de ortografia que trouxesse, mas não traria nenhum, tal era a diferença entre o estudante e o adolescente. Conhecia as regras do escrever, sem suspeitar as do amar; tinha orgias de latim e era virgem de mulheres. Não soltamos as mãos, nem elas se deixaram cair de cansadas ou de esquecidas. Os olhos fitavam-se e desfitavam-se, e depois de vagarem ao perto, tornavam a meter-se uns pelos outros…
(ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ática,1994, p.30-31.)
Considerando o enunciado acerca dos gêneros literários e o fragmento apresentado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O fragmento apresentado está em conformidade com o exposto na afirmativa feita no enunciado da questão. ( ) A tragédia, uma das espécies do gênero dramático tal como concebido até o Romantismo, é exemplificada por meio do fragmento anterior, ainda que de forma híbrida. ( ) Observa-se a presença de elementos que caracterizam o estilo lírico no fragmento destacado, denotando um afastamento da concepção clássica quanto aos gêneros literários.
A sequência está correta em