Questões do concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS - 2023 - Concurso Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
limpar filtros
408 Questões de concurso encontradas
Página 64 de 82
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Matemática
André comprou dois livros e pagou R$ 89,40 pelos dois. O preço do livro mais caro é exatamente igual ao dobro do preço do livro mais barato. O preço do livro mais caro é:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Matemática
As notas de matemática de 5 alunos da turma da professora Rosangela são apresentadas na tabela abaixo:
Aluno Nota Aluno A 6,3 Aluno B 4,7 Aluno C 7,6 Aluno D 3,5 Aluno E 9,4
A média aritmética das notas dos alunos de Rosangela é igual a:
Aluno Nota Aluno A 6,3 Aluno B 4,7 Aluno C 7,6 Aluno D 3,5 Aluno E 9,4
A média aritmética das notas dos alunos de Rosangela é igual a:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Matemática
Considerando como universo da variável x o conjunto U = {0,1,2,3,4,5}, podemos dizer que o conjunto verdade da sentença aberta, que segue abaixo, é:
“x é primo ∨ x + 2 > 5”
“x é primo ∨ x + 2 > 5”
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Em relação a Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Do 1º ao 3º, os alunos se apropriam do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita.
( ) Valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil.
( ) As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Do 1º ao 3º, os alunos se apropriam do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita.
( ) Valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil.
( ) As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Em relação ao breve histórico da educação infantil descrito na BNCC, analise a sentença abaixo:
A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a educação infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no ensino fundamental (1ª parte). Situava-se, portanto, fora da educação formal. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a educação infantil passa a ser parte integrante da educação básica, situando-se no mesmo patamar que o ensino fundamental e o ensino médio (2ª parte). Embora reconhecida como direito de todas as crianças e dever do Estado, a educação infantil passa a ser obrigatória para as crianças de 2 a 5 anos apenas com a Emenda Constitucional nº 59/2009, que determina a obrigatoriedade da educação básica dos 2 aos 17 anos (3ª parte).
Quais partes estão INCORRETAS?
A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a educação infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no ensino fundamental (1ª parte). Situava-se, portanto, fora da educação formal. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a educação infantil passa a ser parte integrante da educação básica, situando-se no mesmo patamar que o ensino fundamental e o ensino médio (2ª parte). Embora reconhecida como direito de todas as crianças e dever do Estado, a educação infantil passa a ser obrigatória para as crianças de 2 a 5 anos apenas com a Emenda Constitucional nº 59/2009, que determina a obrigatoriedade da educação básica dos 2 aos 17 anos (3ª parte).
Quais partes estão INCORRETAS?