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Durante o processo de monitoramento do progresso de entregas no SCRUM, normalmente são utilizadas várias práticas úteis, como burndown e burnup. Essas práticas, contudo, não devem substituir
Segundo o livro Operações de Serviço da ITIL®, o Gerenciamento de Problemas é o processo responsável por gerenciar o ciclo de vida de todos os problemas, sendo problema a causa de um ou mais incidentes.
Considere que você é o gerente de problemas da Brasil Eventos e precisa justificar a adoção deste processo para seus superiores apresentando a eles os objetivos do processo de Gerenciamento de Problemas.
Selecione a opção que apresenta apenas exemplos de objetivos deste processo.
Durante a definição da fase de Melhoria Contínua do Serviço, foi solicitado ao time de Governança de TI da Brasil Eventos, que apresentasse ao conselho administrativo exemplos de interação entre esta e as demais fases do ciclo de vida de um serviço, segundo a ITIL®.
Os exemplos abaixo representam saídas das demais fases e ao mesmo tempo são entradas para a fase de Melhoria Contínua do Serviço.
Relacione os exemplos com suas respectivas fases:
( ) Relatório de erros conhecidos da central de serviços da Brasil Eventos.
( ) Plano estratégico e a visão e missão da Brasil Eventos.
( ) Catálogo de serviços de TI da Brasil Eventos para seus departamentos internos.
( ) Relatório de Mudanças emergências realizadas ao longo do ano corrente na Brasil Eventos para o departamento de Marketing.
1. Desenho do Serviço
2. Estratégia do Serviço
3. Transição do Serviço
4. Operação do Serviço
Analise a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Você foi convidado a auxiliar o time de Governança de TI que defenderá a adoção de boas práticas ITIL® dentro da Brasil Eventos.
Em meio aos debates, uma parte do conselho administrativo questiona a adoção dos processos de Transição do Serviço, argumentando que seus controles poderão atrasar as entregas e consequentemente os negócios da empresa.
Com base nestes questionamentos, o time de Governança de TI irá elaborar um relatório para a defesa das boas práticas e você ficou responsável por elencar os objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço segundo a ITIL®.
Com relação aos objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço que, segundo a ITIL®, deverão constar no relatório.
Avalie se são objetivos do relatório:
I. fazer com que os recursos planejados nas fases de Estratégia de Serviço e Desenho do Serviço sejam realizados na fase de Operação de Serviço.
II. contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de TI.
III. garantir que o acesso aos serviços de TI acordados seja fornecidos apenas aos autorizados a receber por estes serviços.
IV. coordenar as atividades de fornecedores, equipes de suporte através de projetos, sempre que necessário.
V. identificar e gerenciar riscos do serviço de TI.
Estão corretos, apenas
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Um dos projetos mais importantes da Brasil Eventos, da qual você faz parte como membro do time do projeto, tem enfrentado diversas dificuldades com relação às suas entregas.
A Expert – Soluções em TI, consultoria contratada para auxiliar na solução, diagnosticou que o principal problema se refere à forma como o Gerente de Projetos (GP) tem se posicionado. Sugere, então, aos responsáveis da Brasil Eventos que, para as próximas duas semanas, o GP foque seu comportamento priorizando apenas atitudes e habilidades de liderança de equipe e não de gerenciamento.
Diante disso, seu gerente imediato, sabendo que você conhece o Guia PMBOK®, solicita que você indique a ele como deverá ser o comportamento do GP, com base na recomendação da consultoria.
Sobre o comportamento do GP, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Precisará influenciar e guiar as equipes, utilizando seu poder de relacionamento dentro da Brasil Eventos em vez de utilizar-se de sua posição de Gerente de Projetos.
( ) Deverá se manter focado nas metas de curto prazo do projeto e não ter foco e visão de longo alcance durante as duas próximas semanas.
( ) Deverá sempre manter o alinhamento e a motivação da equipes, além de inspirar sua confiança.
( ) Durante o período recomendado pela consultoria, o GP deverá administrar o projeto e não inovar em sua forma de atuar.
( ) Apenas ao longo das duas semanas, o GP deverá manter o foco nos sistemas e na estrutura da organização para que o projeto alcance os resultados e não no relacionamento com as pessoas e com o time.
As afirmativas são, respectivamente