limpar filtros
Questões por página:
A ordenação dos arquivos permanentes deve ser feita por fundos. Se existe um numeroso material a ser arranjado, a partir do seu estudo como conjunto administrativo funcional deve ser feito
Sobre o estabelecimento dos fundos de arquivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O princípio da proveniência significa não mesclar documentos de fundos diferentes. ( ) O princípio da proveniência se divide em dois: o de respeito aos fundos e o de ordem original. ( ) Além de não mesclar documentos de fundos diferentes, deve-se respeitar o arranjo interno como os documentos vieram da origem.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Leia o trecho a seguir.
O documento audiovisual, inserido em um contexto arquivístico, deve ser compreendido quando relacionado com os demais documentos produzidos e acumulados pelo organismo produtor, sendo a contextualização arquivística indispensável, uma vez que o documento de arquivo não possui caráter autoexplicativo. A prática constante nos arquivos de separar documentos audiovisuais dos demais documentos convencionais é um ato fora dos padrões arquivísticos; muitas vezes, essa prática é vista como se constituísse a própria organização arquivística.
Luiz Antônio S. da Silva e Telma C. Carvalho. (Adaptado)
A prática relatada pelos autores leva à
Além da legislação que determina a prescrição de certos documentos, existem outros critérios que podem ser usados para definir prazos de guarda.
Avalie se os critérios para definição de prazos de guarda incluem:
I. A frequência de uso das informações. II. A existência de outras fontes com diferentes informações. III. A necessidade de guarda por precaução.
Está correto o que se apresenta em
A avaliação de documentos é uma função arquivística de fundamental importância no processo de organização e uso dos documentos de arquivo.
Sobre essa função arquivística, analise as afirmativas a seguir.
I. A aplicação dos critérios de avaliação deve ser feita na fase intermediária. II. Visa a estabelecer prazos para a guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária e sua destinação final, ou seja, eliminação ou recolhimento. III. Tem como objetivos, entre outros, a redução da massa documental ao essencial e o aumento do índice de recuperação da informação.
Está correto o que se afirma em