limpar filtros
Questões por página:
Paulo,23 anos, é conduzido à emergência psiquiátrica após episódio de heteroagressividade em via pública. Paulo acreditava que dois funcionários da padaria do seu bairro o perseguiam. Tais pessoas se tornavam irreconhecíveis, porque “tomava forma de pessoas” que ele conhecia. Por vezes, os reconhecia como antigos amigos de colégio. Paulo e família negam abuso de substâncias. O fenômeno observado é:
Bianca,19 anos de idade, procura atendimento clínico queixando-se de adinamia e solicitando reposição de vitaminas. Apresenta IMC de 16,1 kg/cm2 e pele seca. Relata irregularidade menstrual desde sua menarca. Conta que não ingere, desde a infância, alguns tipos de alimentos, pois acredita que podem lhe fazer mal. Não come nada que seja verde ou que tenha corantes de qualquer tipo, não ingere alimentos amarelos ou de consistência mais rígida, nem carnes. Diz que nunca teve prazer ao se alimentar. Por esse motivo, sempre fez uso de suplementos alimentares, para manter a saúde. Pouco frequenta bares e restaurantes com amigos, embora afirme ter bons amigos. Queixa-se de grande cansaço e anedonia. O diagnóstico para essa paciente é:
Transtornos de personalidade são definidos como um padrão persistente de experiência interna e comportamento, que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo. A ideação paranoide está presente nos critérios do DSM-5 apenas em que tipos de transtornos de personalidade?
A distimia é um importante diagnóstico diferencial a ser feito, também, em crianças e adolescentes. Estudos demonstram que o início precoce (i.e., antes dos 21 anos) está associado a uma probabilidade maior de transtornos da personalidade e de transtornos por uso de substâncias comórbidos. Dentre os critérios diagnósticos de distimia, para crianças e adolescentes, abaixo relacionados, a alternativa INCORRETA é:
Para o diagnóstico de demência, além do déficit de memória, encontramos: