590 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 118
Questões por página:
Os artefatos culturais são objetos ou materiais produzidos pelos grupos culturais, incluindo tudo que se vê e sente, quando se está em contato com a cultura de uma comunidade.
Avalie se as definições de alguns artefatos culturais do povo surdo a seguir estão corretas:
I. O artefato cultural da experiência visual é quando os surdos, pela ausência de audição e do som, percebem visualmente o que ocorre ao seu redor.
II. O artefato do desenvolvimento linguístico dos surdos é a língua de sinais, incluindo-se também os gestos denominados “sinais emergentes” ou “sinais caseiros”.
III. Artefato cultural político dos surdos consiste em diversos movimentos e lutas do povo surdo pelos seus direitos.
Está correto o que se afirma em
Os sinais de Libras são formados a partir de seus morfemas ou unidades mínimas de significação. No seu aspecto verbal, ela modula o movimento dos sinais.
Com relação à distinção entre os aspectos pontual, continuativo, durativo e iterativo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O exemplo na transcrição de Libras: ELE COMER SEM-PARAR, apresenta aspecto verbal continuativo, podendo utilizar as duas mãos para enfatizar a continuidade da ação.
( ) O exemplo na transcrição de Libras: VOCÊ VARRER MUITASVEZES, apresenta um aspecto iterativo pelo fato de se referir a ação que ocorre repetidas vezes.
( ) O exemplo na transcrição de Libras: OLHAR VOCÊ ONTEM VOCÊ NÃO-ENXERGAR, apresenta dois aspectos: pontual e durativo.
( ) O exemplo na transcrição de Libras: ELE PASSAR TODOS-OLHAR-CONTINUAMENTE apresenta o aspecto verbal durativo demonstrando a mudança do sinal OLHAR com outra configuração de mão e ponto de articulação.
As afirmativas são, respectivamente,
Um dos parâmetros da Libras é o movimento que consiste no deslocamento da mão no espaço, durante a realização do sinal.
Relacione os tipos de movimento com os grupos de palavras que representam alguns sinais.
1. Retilíneo
2. Helicoidal
3. Semicircular
4. Sinuoso
( )SURD@- SAPO- CORAGEM
( )ALT@- MACARRÃO- IMPORTANTE
( )ENCONTRAR- ESTUDAR- PORQUE
( )BRASIL- RIO- NAVIO
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Leonardo e Paulo são alunos surdos matriculados há dois anos em Escola de Ensino Médio, porém não têm o serviço de tradutor e intérprete de Libras- Língua Portuguesa.
A carência desse tipo de profissional faz com que a interação entre surdos e ouvintes fique prejudicada. Em relação ao tema, assinale a opção que apresenta um dos objetivos que o sistema de ensino deverá desenvolver na educação bilíngue.