limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado

Leia o texto 'EDUCAÇÃO INFANTIL' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O faz-de-conta exerce uma função predominantemente literal no desenvolvimento infantil, pois a criança sempre adota essa prática com o intuito de imitar, em detalhes e com precisão, o comportamento dos adultos, de acordo com o texto.

II. Uma ideia apresentada no texto é a de que compreender a importância do faz-de-conta mostra que o tempo livre destinado à brincadeira representa uma condição fundamental para a garantia do máximo desenvolvimento da criança.

III. O texto sugere que a escolha do que vai ser oferecido à criança, para que sua inserção e atuação seja cada vez mais ampla na sociedade, deve ignorar os interesses das crianças, as suas necessidades e os seus direitos fundamentais.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Leia o texto 'EDUCAÇÃO INFANTIL' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto expõe ao leitor a ideia de que os educadores podem atuar como parceiros mais experientes e auxiliar a criança para que, posteriormente, ela realize uma atividade sozinha.

II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que o faz-de-conta permite à criança ir além da mera imitação do adulto: ela pode reproduzir para si e em si as aptidões, as habilidades e as capacidades humanas encarnadas historicamente nos objetos.

III. De acordo com o texto, as escolhas didáticas relacionadas à Educação Infantil não devem estar vinculadas a qualquer expressão de atuação pedagógica intencionalmente organizada, planejada ou avaliada.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Leia o texto 'EDUCAÇÃO INFANTIL' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Uma ideia importante apresentada no texto é a de que o faz-de-conta coíbe o desenvolvimento das crianças e dificulta as mudanças necessárias nos processos psíquicos e nos traços psicológicos da sua personalidade.

II. Uma ideia presente no texto é a de que, a partir da observação da capacidade de aprendizagem infantil, torna-se possível uma educação motivadora dos avanços do desenvolvimento da criança pequena.

III. O texto apresenta ao leitor um conceito desenvolvido por Lev Vygotsky, o da Zona de Desenvolvimento Real, que se configura como o nível de desenvolvimento no qual a criança é capaz de realizar algo sozinha, independente da ajuda de outras pessoas e mesmo da instrução verbal.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Leia o texto 'DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. A autora afirma que a contextualização sociocultural sobre o tema da participação da criança na Educação Infantil tem evidenciado, nos últimos anos, que existe um consenso entre pesquisadores e profissionais da educação sobre como essa participação deve ocorrer.

II. Uma das ideias presentes no texto é a de que as crianças não são apenas os sujeitos passivos dos processos da estrutura social.

III. Uma percepção da autora que fica explícita no texto é a de que, em nossa sociedade, existem ideias que contribuem para a recusa e a exclusão das crianças do exercício da cidadania e, consequentemente, da participação na vida pública do espaço educativo.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Leia o texto 'DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. A autora transmite ao leitor a ideia de que os estudos envolvendo as crianças pequenas – até os 3 anos de idade – produzem um maior volume de evidências específicas sobre o potencial de desenvolvimento do conceito de cidadania e democracia entre os mais jovens.

II. A autora afirma, no texto, que já existem debates e perspectivas que assumem como legítimas as formas de comunicação e relações das crianças com outros indivíduos. Ainda de acordo com a autora, esse ponto de vista contribui para a renovação e para a reprodução dos laços sociais nos espaços em que as crianças participam.

III. No texto, a autora destaca que existem muitos conceitos importantes relacionados ao estudo da participação das crianças na Educação Infantil, os quais precisam ser aprofundados, explicitados, compreendidos e relacionados.


Marque a alternativa CORRETA: