554 Questões de concurso encontradas
Página 62 de 111
Questões por página:
I. O fim do czarismo na Rússia ocorreu sob fortes movimentos populares e iniciativas revolucionárias em todo o seu território. A maioria das tentativas de derrubar o governo da Família Imperial Russa foram fracassadas ou fortemente repelidas pelo exército. Nesse contexto, foi apenas com a ampliação do grupo político denominado de “Mencheviques” que as ações revolucionárias começaram a ter êxito, pois os indivíduos dessa corrente revolucionária defendiam que a Revolução Comunista não deveria seguir as etapas definidas por Marx.
II. A República Socialista Federativa Soviética Russa, em conjunto com as Repúblicas Socialistas Soviéticas da Ucrânia, Bielorrússia e Transcaucásia, formaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ou simplesmente União Soviética, em 30 de dezembro de 1822. Essa federação, após sucessivas trocas de líderes impopulares, adotou como líder, em 1911, Josef Stalin, o qual se manteve como supremo chanceler da URSS até 1972.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A história do Brasil imperial traz as marcas dos grandes embates históricos vividos pelo Ocidente no século XIX. Nesse período, o país sofreu diretamente os efeitos das revoluções burguesas que exilaram a família real no Rio de Janeiro em 1808. Esse evento foi relevante para definir os rumos da emancipação política da Colônia portuguesa na América.
II. Em 1823, em pleno Brasil imperial, a Assembleia Constituinte, composta por grandes proprietários de terras e liderada por Antônio Carlos Andrada, apresentou uma proposta constitucional cujo principal objetivo era enfraquecer o poder legislativo mediante a abolição do voto censitário. De acordo com essa proposta, teriam direito ao voto apenas os indivíduos casados, brancos e com rendimento superior a 150 alqueires de mandioca por ano.
Marque a alternativa CORRETA:
I. No Brasil imperial, o Poder Moderador atuou como árbitro dos três poderes. Assim, com o apoio das camadas mais humildes da população, o Rei pôde dissolver a Câmara dos Deputados e convocar novas eleições, quando necessário, e agiu na escolha dos senadores – um cargo vitalício – através de uma lista de nobres qualificados.
II. Historicamente, a África representou uma expressiva fonte de abastecimento para o comércio de seres humanos. Esse fato pode ser evidenciado ao analisarmos os dados sobre o tráfico de africanos no período colonial do Brasil. Essa prática, além de suprir as colônias de força de trabalho, representava em si uma atividade altamente lucrativa.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Considerada uma das cidades mais importantes da história, Roma exerceu uma influência sem igual no desenvolvimento da história e da cultura dos europeus durante milênios e na construção da Civilização Ocidental. Tal influência teve início no período expansionista do Império Romano que, liderado pela imperadora ElizabethII, atingiu o máximo da sua ocupação territorial sobre a Europa e a Ásia.
II. O funcionamento da antiga república romana era sustentado por diversas estruturas governamentais e entidades com funções específicas, como, por exemplo, o Conselho da Plebe, que era composto somente pelos plebeus e tomava decisões em plebiscitos (decretos do povo). Nesse conselho, os plebeus podiam aprovar leis, eleger seus magistrados e julgar casos jurídicos.
Marque a alternativa CORRETA: