limpar filtros
Questões por página:
Desinfecção é um processo que reduz o número de microrganismos, eliminando grande parte dos contaminantes existentes em um local ou material. Atua sobre as formas vegetativas, sem atingir necessariamente os esporos. A desinfecção pode ser realizada por meios físicos ou químicos. Sobre os conceitos básicos de desinfecção por agentes químicos. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O valor do álcool como germicida foi recentemente revisto, uma vez que o álcool tem mais ação fixadora do que desinfetante, dependendo de sua concentração. Os álcoois etílico e isopropílico são bactericidas intermediários e rápidos, além de serem notadamente efetivos contra o bacilo da tuberculose, porém não são esporicidas. É conveniente usar uma só concentração de álcool em todo o laboratório, sendo a concentração ideal de 70% de peso por volume, visto que a de 60% tem sua atividade bem diminuída. Os alcoois evaporam-se rapidamente, coagulam proteínas e são solventes orgânicos. Apesar da rápida evaporação têm a vantagem de não deixar resíduos em superfícies. São necessárias repetidas aplicações com álcool a 70% para se conseguir a ação adequada.
( ) O cloro inorgânico, apesar de econômico, tem uso limitado, não podendo ser extensivamente usado devido ao seu poder oxidante em várias superfícies, principalmente metais. Apesar disso, a tradicional solução de hipoclorito de sódio a 2% é um dos melhores e mais antigos germicidas para desinfecção local. Na concentração de 4 a 5%, é também tuberculocida, mas sem capacidade esporicida. Hipoclorito de sódio, onde seja aplicável, é capaz de ter ação de amplo espectro (bactericida e viricida).
( ) Formol ou formaldeído é um composto líquido claro, com várias aplicações. Sua solução a 37% vem sendo usada, normalmente, como preservativo (peças anátomo-patológicas), desinfetante e antisséptico.
( ) Sabidamente o iodo é um dos melhores antissépticos encontrados até os dias atuais - talvez o melhor. Muitos iodóforos são considerados desinfetantes para uso geral, nas concentrações adequadas, ainda que instáveis na presença de água pura, calor e matéria orgânica. Inativam vírus a 150 ppm e destroem bacilos da tuberculose de 300 a 450 ppm.
( ) Quaternários de amônio têm tido seu uso largamente difundido, tanto como desinfetante quanto como antisséptico. Contam com a importante qualidade de serem menos irritantes, por isso são tão populares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Vidraria refere-se a uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro, mas também podem ser plásticos. Contudo, o vidro ainda é muito utilizado devido à sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte. Geralmente, a vidraria de laboratório apresenta graduações e marcas volumétricas em suas paredes. Essa marcação pode ser de maior ou de menor precisão conforme o tipo de vidraria e sua função. Assinale o grupo de vidraria utilizados em laboratório para medir e transferir volumes variáveis de líquidos.
Sobre o tétano acidental, analise as afirmativas abaixo.
I. É considerada doença infecciosa aguda contagiosa.
II. Prevenível por vacina, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani (C. tetani), que provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central.
III. O C. tetani e normalmente encontrado na natureza, sob a forma de esporo, podendo ser identificado em pele, fezes, terra, galhos, arbustos, águas putrefatas, poeira das ruas, trato intestinal dos animais (especialmente do cavalo e do ser humano, sem causar doença).

Estão corretas as afirmativas:
Sobre a doença Sarampo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa.
( ) A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, a elevada contagiosidade da doença.
( ) O período de maior transmissibilidade ocorre quatro dias antes e quatro dias após o início do exantema.
( ) O reservatório é o humano.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre a quimioprofilaxia da doença meningocócica, analise as afirmativas abaixo.
I. O risco de doença entre os contatos próximos é menor durante os primeiros dias após o início da doença, o que não requer que a quimioprofilaxia seja administrada rapidamente.
II. A quimioprofilaxia não está indicada para os contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica.
III. Não há recomendação para os profissionais da área de saúde que atenderam o caso de doença meningocócica, exceto para aqueles que realizaram procedimentos invasivos (intubação oro traqueal, passagem de cateter nasogástrico) sem utilização de equipamento de proteção individual (EPI) adequado.

Estão corretas as afirmativa: