limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Os bens culturais do Estado de Goiás acima são assim classificados:
“A ação de ensinar tem como princípio fundamental a formação integral do indivíduo, bem como, o objetivo de prepará-lo para o espírito de liderança, de consciência crítica, ética e moral, para que ele possa aprender a viver e conviver em sociedade, de forma consciente, ativa, participativa e transformar-se em um cidadão integro e de respeito. [...] A escola deve também desenvolver conhecimentos, capacidades e qualidades para o exercício autônomo, consciente e crítico da cidadania. Para isso ela deve articular o saber para o mundo do trabalho e o saber para o mundo das relações sociais. ”
O texto acima remete à ideia de:
Observância das teorias educacionais e filosóficas que orientam o ensino na escola; verificação de fatores sócio culturais e psicológicos que podem interferir no processo educacional;definição dos objetivos das disciplinas e dos seus conteúdos; Seleção e organização das disciplinas e conteúdos mais significativos para atingir os objetivos; definição e organização de um processo de avaliação relacionado e adequado aos objetivos propostos, as finalidades (propósitos), experiências de aprendizagem (designando o conteúdo e a sua relação com os processos de aprendizagem), organização (incluindo aspectos estruturais, metodológicos e contextuais do ensino), são alguns dos fundamentos que condicionam/balizam a (o):
São atribuições do Gestor Escolar:
“Nele o professor antecipa as etapas do trabalho escolar, prevê ações e procedimentos organizados visando à aprendizagem. Para isso compete-lhe analisar as características dos alunos, refletir sobre recursos disponíveis, selecionar e estruturar os conteúdos, distribuindo-os dentro do tempo disponível, prever e organizar as atividades mais adequadas à consecução dos objetivos e que estimulem o interesse e a participação dos alunos e prever procedimentos de avaliação mais adequados aos objetivos. ”
O texto acima refere-se a(o):