260 Questões de concurso encontradas
Página 52 de 52
Questões por página:
“O Prof. Dumbledore mandou todos os alunos da Grifinória voltarem ao Salão Principal, onde foram se reunir a eles, dez minutos depois, os alunos da Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina, todos parecendo extremamente atordoados. – Os professores e eu precisamos fazer uma busca meticulosa no castelo – disse o diretor aos alunos quando os professores McConagall e Flitwick fecharam as portas do salão que davam para o saguão. – Receio que, para sua própria segurança, vocês terão que passar a noite aqui. Quero que os monitores montem guarda nas saídas para o saguão e vou encarregar o monitor e a monitora-chefes de cuidarem disso. Eles devem me informar imediatamente qualquer perturbação que haja – acrescentou Dumbledore dirigindo-se a Percy, que assumiu um olhar de enorme orgulho e importância. – Mande um dos fantasmas me avisar.”
(ROWLING, J. K. Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro: Rocco,2000. p.135.)
Dentre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta uma palavra que pode substituir o vocábulo em destaque no texto sem prejuízo de sentido ao contexto da narrativa.
Ditongos, tritongos e hiatos são os nomes dados aos encontros vocálicos da língua portuguesa.
Em qual das alternativas a seguir o exemplo de cada um desses encontros está correto?
Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/hqs.php. Acesso em: 30 out.2020
Sobre o texto apresentado, considere as seguintes afirmativas:
I. No primeiro quadrinho, fica evidente uma preocupação por parte da Mônica em relação às atitudes de seu cão. II. No segundo quadrinho, percebe-se que Milena vê o abraço como uma forma de demonstrar amor. III. O abraço de Cebolinha em Mônica, no último quadrinho, é um indicativo de que Mônica é brava.
Estão corretas as afirmativas:
Leia o texto com atenção o texto a seguir e responda.
Vertente
Tanta gente esperando o resultado. Sentia-se bem ali, entre tantos. Foi até o rio. Enquanto não ouvisse o megafone com a novidade, poderia ficar junto com os mais calmos, pés na orla. "Tanta gente", ouvia todos repetindo, menos ele, que preferia pensar baixinho, seguindo como se sentisse umas cócegas no pensamento, embora só aceitasse essa surdina cálida no meio de outras vozes, como ali. Quando anunciaram o nome, engoliu o merecimento. Aproximou-se então – devagar. Sempre cultivara a convicção de que seria o escolhido por uma razão que justamente agora começava a lhe fugir. Via que não era mais o mesmo que aprendera a reconhecer. Sentiu a virilha molhada. Notou que toda a sua massa se diluía pelos poros. O corpo, ah, se desdobrava em córrego...
(NOLL, J. G. Mínimos, Múltiplos, Comuns. São Paulo: Francis,2003.)
Conforme se apresentam suas características, pode-se dizer que esse texto é predominantemente: