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Questões por página:
A respeito do controle sensório motor de fala, Der Merwe (2009) explicitou um modelo de processamento neuropsicológico de fala, com base em quatro níveis hierárquicos do processamento, que são:
Considerando crianças com Distúrbios do Espectro do Autismo e sem comunicação verbal, alguns objetivos de intervenção e algumas sugestões de atividades podem ser propostos. Estabeleça a correta correspondência dos objetivos (Coluna 1) com as atividades (Coluna 2).
Coluna 1 – Objetivos
1 Estimular contato interpessoal 2 Adequação das funções comunicativas 3 Adequação do contexto comunicativo 4 Ampliar as iniciativas de comunicação
Coluna 2 – Atividades
( ) Compartilhar mais, controlar menos; planejamento de flexibilidade. ( ) Aceitar qualquer meio de expressão; estimular o uso de dois meios comunicativos ao mesmo tempo. ( ) Envolver obrigatoriamente duas pessoas, com movimentos corporais ou trocas de turno. ( ) Situações simétricas, divertidas e movimentadas; situações-problema (lápis sem ponta, carrinho sem roda).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Várias podem ser as consequências da respiração oral. Marque a opção correta:
As ressecções das estruturas da cavidade oral e orofaringe podem ser parciais e totais, com reconstrução ou retalhos da vizinhança e prejudicam a motricidade orofacial e suas funções. Estabeleça a correta correspondência da ressecção (Coluna 1) com o objetivo da reabilitação fonoaudiológica (Coluna 2).
Coluna 1 – ressecção
1 ressecção parcial de lábios 2 glossectomia parcial 3 resseção posterior de língua 4 ressecção de palato
Coluna 2 – objetivo da reabilitação fonoaudiológica
( ) fonemas /k/ e /g/ podem ser compensados com golpe de glote. ( ) maximizar mobilidade dos lábios remanescentes com massagens de estiramento do músculo orbicular da boca. ( ) realizar exercícios para melhorar mobilidade da porção lingual remanescente. ( ) deglutir com manobra postural (cabeça para trás).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Behlau (2002) propôs classificação das abordagens do treinamento vocal, caracterizado por métodos, sequências, técnicas e exercícios. São exemplos do método de competência glótica as técnicas: