Questões do concurso:
Prefeitura Municipal de Barra de Santa Rosa - 2023 - Concurso Prefeitura de Barra de Santa Rosa - PB - 2023 - Edital nº 1
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Analise os itens listados abaixo e, em seguida, enumere-os conforme a visão sobre o papel do aluno no processo de ensino nas escolas:
1) Escola Tradicional.2) Escola Libertadora.3) Escola Tecnicista.4) Escola Crítico social.
( ) Sujeito no mundo e situado como ser social, ativo.
( ) Receptor passivo. Inserido em um mundo que irá conhecer pelo repasse de informações.
( ) Refletir sobre sua realidade, sobre a opressão e suas causas, resultando daí o engajamento do homem na luta por sua libertação.
( ) Copiar bem e reproduzir o que foi instruído fielmente.
É CORRETO afirmar:
1) Escola Tradicional.2) Escola Libertadora.3) Escola Tecnicista.4) Escola Crítico social.
( ) Sujeito no mundo e situado como ser social, ativo.
( ) Receptor passivo. Inserido em um mundo que irá conhecer pelo repasse de informações.
( ) Refletir sobre sua realidade, sobre a opressão e suas causas, resultando daí o engajamento do homem na luta por sua libertação.
( ) Copiar bem e reproduzir o que foi instruído fielmente.
É CORRETO afirmar:
Disciplina:
Pedagogia
Sobre as fases da Educação Inclusiva no Brasil, assinale a alternativa que NÃO corresponda às quatro fases do processo histórico da educação especial e da educação inclusiva:
Disciplina:
Pedagogia
Analise os itens listados abaixo e, em seguida, enumere-os conforme as suas definições:
1) Plano 2) Programa 3) Projeto 4) Currículo
( ) É também um documento produto do planejamento, porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas.
( ) É um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer.
( ) É o espaço onde são registradas as propostas de ação do planejador, visando aproximar a realidade existente da realidade desejada.
( ) É a organização dos conhecimentos na escola, com reflexos relacionados ao modo de conduzir a aprendizagem, ou no redimensionamento das ações, conforme as linhas condutoras delineadas pelo projeto pedagógico.
É CORRETO afirmar:
1) Plano 2) Programa 3) Projeto 4) Currículo
( ) É também um documento produto do planejamento, porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas.
( ) É um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer.
( ) É o espaço onde são registradas as propostas de ação do planejador, visando aproximar a realidade existente da realidade desejada.
( ) É a organização dos conhecimentos na escola, com reflexos relacionados ao modo de conduzir a aprendizagem, ou no redimensionamento das ações, conforme as linhas condutoras delineadas pelo projeto pedagógico.
É CORRETO afirmar:
Disciplina:
Pedagogia
Analise as proposições a seguir quanto às diretrizes gerais para a organização dos currículos do ensino fundamental e médio e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Os currículos de ensino devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil;
( ) O ensino da arte constituirá componente curricular complementar, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos;
( ) A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação infantil, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos;
( ) O ensino da história do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e portuguesa;
( ) Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.
É CORRETO afirmar:
( ) Os currículos de ensino devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil;
( ) O ensino da arte constituirá componente curricular complementar, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos;
( ) A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação infantil, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos;
( ) O ensino da história do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e portuguesa;
( ) Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.
É CORRETO afirmar:
Disciplina:
Pedagogia
Ao refletir sobre os contextos e condições de usos da oralidade e da escrita na sociedade, o sujeito docente é direcionado à práticas pedagógicas de letramento que são desenvolvidas no âmbito escolar. A seguir, analise as assertivas e assinale a alternativa correta concernente às práticas de letramento mais comuns no espaço escolar:
I) Os letramentos múltiplos são entendidos como uma ampliação da noção de letramento, envolvendo outras linguagens para além da escrita, nos campos da imagem, do som, das cores, do design etc, que surgem a partir das novas práticas comunicativas possibilitadas pelas TICs.
II) Os letramentos multissemióticos são aqueles que compreendem tanto as práticas sociais de leitura e de escrita das culturas locais de seus agentes (professores, alunos e comunidade escolar), ou seja, os letramentos vernaculares, como as práticas de leitura e de escrita valorizadas, universais e institucionais, ou seja, os letramentos dominantes.
III) Os letramentos críticos e protagonistas dizem respeito às práticas sociais de leitura e de escrita estão situadas em contextos sócio-históricos, os quais envolvem determinados valores políticos, éticos e culturais que devem ser levados em conta de forma crítica e participativa quando se produzem sentidos a partir dessas práticas de leitura e de escrita.
Estão CORRETAS:
I) Os letramentos múltiplos são entendidos como uma ampliação da noção de letramento, envolvendo outras linguagens para além da escrita, nos campos da imagem, do som, das cores, do design etc, que surgem a partir das novas práticas comunicativas possibilitadas pelas TICs.
II) Os letramentos multissemióticos são aqueles que compreendem tanto as práticas sociais de leitura e de escrita das culturas locais de seus agentes (professores, alunos e comunidade escolar), ou seja, os letramentos vernaculares, como as práticas de leitura e de escrita valorizadas, universais e institucionais, ou seja, os letramentos dominantes.
III) Os letramentos críticos e protagonistas dizem respeito às práticas sociais de leitura e de escrita estão situadas em contextos sócio-históricos, os quais envolvem determinados valores políticos, éticos e culturais que devem ser levados em conta de forma crítica e participativa quando se produzem sentidos a partir dessas práticas de leitura e de escrita.
Estão CORRETAS: