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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2023 - Concurso UFSC - 2023 - Edital nº 2
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Disciplina:
Programação
Considere as seguintes definições relacionadas à programação, com lacunas a preencher, e assinale a alternativa que preencha corretamente as quatro definições, considerando sua ordem no texto.
Em programação, uma __________ é um valor que não muda durante a execução do programa, enquanto uma __________ é um espaço de armazenamento que pode ter seu valor alterado ao longo da execução do programa.
Em programação, a passagem de parâmetro é a forma como um argumento é transmitido para uma função. Existem duas maneiras principais de fazer isso. A passagem de parâmetro por __________ significa que o valor do argumento é copiado para uma nova variável local dentro da função. Qualquer alteração feita na variável local dentro da função não afeta o valor original do argumento fora da função. Em outras palavras, a variável original e a variável local são independentes entre si. A passagem de parâmetro por __________ significa que a função recebe uma referência ao argumento original, não uma cópia dele. Isso significa que qualquer alteração feita na variável dentro da função afeta o valor original do argumento fora da função. Em outras palavras, a variável original e a variável dentro da função são a mesma coisa.
Em programação, uma __________ é um valor que não muda durante a execução do programa, enquanto uma __________ é um espaço de armazenamento que pode ter seu valor alterado ao longo da execução do programa.
Em programação, a passagem de parâmetro é a forma como um argumento é transmitido para uma função. Existem duas maneiras principais de fazer isso. A passagem de parâmetro por __________ significa que o valor do argumento é copiado para uma nova variável local dentro da função. Qualquer alteração feita na variável local dentro da função não afeta o valor original do argumento fora da função. Em outras palavras, a variável original e a variável local são independentes entre si. A passagem de parâmetro por __________ significa que a função recebe uma referência ao argumento original, não uma cópia dele. Isso significa que qualquer alteração feita na variável dentro da função afeta o valor original do argumento fora da função. Em outras palavras, a variável original e a variável dentro da função são a mesma coisa.
Disciplina:
Programação
Considere as seguintes definições relacionadas à programação orientada a objetos, com lacunas a preencher, e assinale a alternativa que preencha corretamente as três definições, considerando sua ordem.
1. __________ é a capacidade de objetos de classes distintas responderem a uma mesma chamada de método de maneiras diferentes. Isso permite que as subclasses redefinam o comportamento de métodos herdados da classe base.
2. __________ é a capacidade de um objeto ter vários métodos com o mesmo identificador, mas com assinaturas de métodos diferentes. Isso permite que os objetos respondam a chamadas de métodos distintos, mas com identificadores idênticos, com base na quantidade e no tipo de argumentos fornecidos.
3. __________ é a capacidade de uma subclasse substituir o comportamento de um método herdado da classe base. Isso permite que uma classe modifique o comportamento de um método para atender às suas próprias necessidades, mantendo a mesma assinatura de método.
1. __________ é a capacidade de objetos de classes distintas responderem a uma mesma chamada de método de maneiras diferentes. Isso permite que as subclasses redefinam o comportamento de métodos herdados da classe base.
2. __________ é a capacidade de um objeto ter vários métodos com o mesmo identificador, mas com assinaturas de métodos diferentes. Isso permite que os objetos respondam a chamadas de métodos distintos, mas com identificadores idênticos, com base na quantidade e no tipo de argumentos fornecidos.
3. __________ é a capacidade de uma subclasse substituir o comportamento de um método herdado da classe base. Isso permite que uma classe modifique o comportamento de um método para atender às suas próprias necessidades, mantendo a mesma assinatura de método.
Disciplina:
Sistemas Operacionais
Analise as afirmativas abaixo sobre o gerenciamento de processos, de memória e de arquivos em sistemas operacionais e assinale a alternativa correta.
I. Threads de um mesmo processo compartilham o espaço de endereçamento do processo.
II. Na técnica de paginação, o espaço de endereçamento virtual dos processos (páginas virtuais) é mapeado em um espaço de endereçamento físico (molduras de página).
III. O mutex é um mecanismo de sincronização de threads o qual permite que mais de uma thread execute um trecho de código simultaneamente.
IV. O round-robin é um algoritmo de escalonamento de processos.
V. Diversos sistemas de arquivos do Linux utilizam uma estrutura de dados chamada de index node (inode), a qual armazena somente os atributos dos arquivos armazenados no disco.
I. Threads de um mesmo processo compartilham o espaço de endereçamento do processo.
II. Na técnica de paginação, o espaço de endereçamento virtual dos processos (páginas virtuais) é mapeado em um espaço de endereçamento físico (molduras de página).
III. O mutex é um mecanismo de sincronização de threads o qual permite que mais de uma thread execute um trecho de código simultaneamente.
IV. O round-robin é um algoritmo de escalonamento de processos.
V. Diversos sistemas de arquivos do Linux utilizam uma estrutura de dados chamada de index node (inode), a qual armazena somente os atributos dos arquivos armazenados no disco.
Disciplina:
Programação
Considere o código da função calcular, em JavaScript, a seguir:
function calcular(x) { if (x > 2) { return calcular(x - 1); } else { return x; } }
O resultado da sua execução, por três vezes, passando os parâmetros 0,2 e 100, será, nesta ordem:
function calcular(x) { if (x > 2) { return calcular(x - 1); } else { return x; } }
O resultado da sua execução, por três vezes, passando os parâmetros 0,2 e 100, será, nesta ordem:
Disciplina:
Programação
Considere o código da função calcular, em JavaScript, a seguir:
function calcular(x) {
let y = 0;
let z = x;
while (z > 20) {
y = y + 1; z =
z - 1;
}
return y;
}
O resultado da sua execução, por três vezes, passando os parâmetros 0,20 e 40, será, nesta ordem: