435 Questões de concurso encontradas
Página 72 de 87
Questões por página:
A perspectiva em relação às continuas mudanças tecnológicas e à cultura organizacional dos contextos socioeconômicos sinalizam a importância, e a necessidade, da preparação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho. Disposto no Artigo 18 das Diretrizes Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução Nº 6 de 20/09/12) estão os critérios para planejar e organizar os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A seguir estão apresentados os critérios, diante deles analise as afirmativas a seguir.
I. Atendimento às demandas socioeconômicoambientais da escola, em termos de compromisso ético para com os estudantes e a sociedade.
II. Conciliação das demandas identificadas com a vocação e a capacidade da instituição ou rede de ensino, em termos de reais condições de viabilização da proposta pedagógica.
III. Possibilidade de organização curricular. Deixando para o ensino superior a realização dos itinerários formativos, de acordo com os correspondentes eixos tecnológicos, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica consonantes com políticas públicas indutoras e arranjos socioprodutivos e culturais locais.
IV. Identificação de perfil profissional de conclusão próprio para cada curso, que objetive garantir o pleno desenvolvimento de conhecimentos, saberes e competências profissionais e pessoais requeridas pela natureza do trabalho, segundo o respectivo eixo tecnológico, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica e em condições de responder, de forma original e criativa, aos constantes desafios da vida cidadã e profissional.
Assinale a alternativa correta considerando os critérios organizados no Artigo 18 da Resolução Nº 6 (de 20/09/12).
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio pressupõem uma formação para o estudante composta pela reunião: da ética, da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade, do respeito ao bem comum considerando as políticas que versam pelos direitos e os deveres da cidadania e as orientações à estruturação curricular em função da incorporação das exigências do mercado de trabalho. A seguir leia alguns dos principios norteadores para a Educação Profissionalizante Técnica de Nível Médio. Leia com atenção e assinale a alternativa incorreta ao enunciado.
Os princípios e critérios a serem executados pelos Sistemas de Ensino e pelas Instituições de Ensino Públicas e Privadas referente à organização, planejamento, desenvolvimento e avaliação da educação profissional técnica de nível médio e seus respectivos itinerários formativos podem ser encontrados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução Nº 6, de 20/09/12). Analise as afirmativas a seguir referentes às principais orientações que devem ser executadas na organização educativa e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Organização por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos, do mercado de trabalho e possibilidades dos estabelecimentos de ensino, observadas as normas de ensino para a modalidade de educação profissional técnica de nível médio.
( ) Previsão das questões tecnológicas possibilitando itinerários formativos flexíveis, sistematizados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos, do mercado de trabalho nos estabelecimentos de ensino, observadas as normas de ensino para a modalidade de educação profissional técnica de nível médio.
( ) A premissa de itinerários formativos que contemplam a sequência das possibilidades articuláveis da oferta de cursos de educação profissional, programadoS a partir de estudos quanto aos itinerários de profissionalização no mundo do trabalho, à estrutura sócio ocupacional e aos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos de bens ou serviços, o qual orienta e configura uma trajetória educacional consistente.
( ) A articulação com o ensino médio e suas diferentes modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos (EJA), educação especial e educação a distância, com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.