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Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF) - 2022 - Concurso SEDF - 2022 - Edital nº 31
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Psicologia
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
A epistemologia genética de Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro estágios distintos, na seguinte ordem: sensório-motor (0 a 2 anos de idade); pré-operatório (2 a 7 anos de idade); operatório concreto (7/8 a 11/12 anos de idade); e operatório formal/abstrato (11/12 anos de idade em diante). Nesse último estágio, a criança também tem a ação interiorizada reversível, mas passa a ter capacidade de trabalhar com abstração total, libertando-se do concreto.
A epistemologia genética de Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro estágios distintos, na seguinte ordem: sensório-motor (0 a 2 anos de idade); pré-operatório (2 a 7 anos de idade); operatório concreto (7/8 a 11/12 anos de idade); e operatório formal/abstrato (11/12 anos de idade em diante). Nesse último estágio, a criança também tem a ação interiorizada reversível, mas passa a ter capacidade de trabalhar com abstração total, libertando-se do concreto.
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Psicologia
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
Para Vygotsky, em sua perspectiva histórico-cultural, os processos psicológicos superiores estruturam-se, primeiramente, no plano interno ao indivíduo para só posteriormente se externalizarem, no seio de suas relações sociais.
Para Vygotsky, em sua perspectiva histórico-cultural, os processos psicológicos superiores estruturam-se, primeiramente, no plano interno ao indivíduo para só posteriormente se externalizarem, no seio de suas relações sociais.
Disciplina:
Psicologia
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
De acordo com Vygotsky, a imitação da criança pré-escolar e a brincadeira com outras crianças constituem zonas de desenvolvimento proximal (ZDP), porque permitem o contato entre crianças com níveis de desenvolvimento diferentes.
De acordo com Vygotsky, a imitação da criança pré-escolar e a brincadeira com outras crianças constituem zonas de desenvolvimento proximal (ZDP), porque permitem o contato entre crianças com níveis de desenvolvimento diferentes.
Disciplina:
Psicologia
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
Para Piaget, as crianças têm a noção de conservação (conhecimento de que a quantidade de determinada substância física permanece idêntica, apesar das mudanças na sua forma ou no tamanho), uma vez que desenvolveram o conceito de reversibilidade (a ideia de que se pode repetir uma operação ou conceito no sentido contrário).
Para Piaget, as crianças têm a noção de conservação (conhecimento de que a quantidade de determinada substância física permanece idêntica, apesar das mudanças na sua forma ou no tamanho), uma vez que desenvolveram o conceito de reversibilidade (a ideia de que se pode repetir uma operação ou conceito no sentido contrário).
Disciplina:
Psicologia
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
Uma das contribuições da psicanálise para a educação é o conceito da fala interior, desenvolvido por Freud. De acordo com esse conceito, os seres humanos aprendem a regular seu comportamento e a enfrentar desafios cognitivos, por meio da repetição silenciosa de informações. Assim, as crianças começam a usar a linguagem para organizar o pensamento.
Uma das contribuições da psicanálise para a educação é o conceito da fala interior, desenvolvido por Freud. De acordo com esse conceito, os seres humanos aprendem a regular seu comportamento e a enfrentar desafios cognitivos, por meio da repetição silenciosa de informações. Assim, as crianças começam a usar a linguagem para organizar o pensamento.