Questões do concurso:
Prefeitura Municipal de Louveira - SP - 2023 - Concurso Prefeitura de Louveira - SP - 2023 - Edital nº 1
limpar filtros
100 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 20
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Louveira - SP
Disciplina:
Psicologia
De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases do desenvolvimento:
I. A fase oral se caracteriza nos primeiros anos de vida do bebê. O mesmo, através da necessidade de sucção e da amamentação, desenvolve a sua libido concentrada na área erógena da boca, lábios e língua. Dessa forma, as primeiras percepções do bebê são de ordem sensorial.
II. A fase anal essa fase é importante para a compreensão da sexualidade, pois é nessa fase que a libido passa da área erógena da boca para a área erógena do ânus. È nessa fase que começa o controle dos esfíncteres e a satisfação antes sentida pela sucção passa a ser substituída pela retenção das fezes.
III. A fase fálica nessa fase, a libido é deslocada para a área erógena dos órgãos genitais, para a glande nos meninos e o clitóris nas meninas. Nessa fase, ocorre o grande interesse na manipulação dos órgãos sexuais. A criança, nessa fase não sente vergonha e sente satisfação ao se despir ou mesmo andar nu pela casa.
IV. Período da latência, descrito por Freud, há uma espécie de diminuição ou hibernação da libido por parte da criança. No entanto, a libido, a sexualidade nessa fase são redirecionadas para outras esferas da vida da criança, principalmente para os aspectos intelectuais e sociais. Esse redirecionamento ocorre com a resolução do complexo de Édipo e ocorre através do processo chamado por Freud de sublimação.
V. A fase genital se caracteriza enquanto o desenvolvimento completo, onde o sujeito está apto para a plena atividade da vida adulta, onde terá perpassado pelo desenvolvimento e transformações corporais, biológicos, afetivos e sociais. Portanto, as contribuições de Freud sobre a sexualidade são de extrema importância, uma vez que, a mesma está presente na vida do ser humano desde o nascimento até a morte.
Está correto o que se afirma em:
I. A fase oral se caracteriza nos primeiros anos de vida do bebê. O mesmo, através da necessidade de sucção e da amamentação, desenvolve a sua libido concentrada na área erógena da boca, lábios e língua. Dessa forma, as primeiras percepções do bebê são de ordem sensorial.
II. A fase anal essa fase é importante para a compreensão da sexualidade, pois é nessa fase que a libido passa da área erógena da boca para a área erógena do ânus. È nessa fase que começa o controle dos esfíncteres e a satisfação antes sentida pela sucção passa a ser substituída pela retenção das fezes.
III. A fase fálica nessa fase, a libido é deslocada para a área erógena dos órgãos genitais, para a glande nos meninos e o clitóris nas meninas. Nessa fase, ocorre o grande interesse na manipulação dos órgãos sexuais. A criança, nessa fase não sente vergonha e sente satisfação ao se despir ou mesmo andar nu pela casa.
IV. Período da latência, descrito por Freud, há uma espécie de diminuição ou hibernação da libido por parte da criança. No entanto, a libido, a sexualidade nessa fase são redirecionadas para outras esferas da vida da criança, principalmente para os aspectos intelectuais e sociais. Esse redirecionamento ocorre com a resolução do complexo de Édipo e ocorre através do processo chamado por Freud de sublimação.
V. A fase genital se caracteriza enquanto o desenvolvimento completo, onde o sujeito está apto para a plena atividade da vida adulta, onde terá perpassado pelo desenvolvimento e transformações corporais, biológicos, afetivos e sociais. Portanto, as contribuições de Freud sobre a sexualidade são de extrema importância, uma vez que, a mesma está presente na vida do ser humano desde o nascimento até a morte.
Está correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Louveira - SP
Disciplina:
Psicologia
Arnold Gesell e colaboradores, na década de 20, elaboraram um programa de testes com a finalidade de avaliar o comportamento da criança durante o desenvolvimento e assim realizar o exame diagnóstico de seus desvios. O teste sofreu modificações e atualizações, sendo conhecido atualmente como Escala de Desenvolvimento de Gesell e Amatruda. O teste de Gesell é um teste de referência, envolvendo a avaliação direta e a observação da qualidade e da integração de comportamentos . As categorias de análise desta escala referem-se às seguintes áreas:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Louveira - SP
Disciplina:
Psicologia
Na perspectiva do desenvolvimento humano uma das teorias mais importantes e, quiçá, das mais completas para a época, foi a criada pelo suíço Jean Piaget (1896- 1980) famoso por seus estudos sobre o pensamento lógico nas crianças. Desenvolveu o método clínico de investigação das ideias infantis. As fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, voltadas a maturação biológica, as quais se remetem em estágios. Assinale a alternativa que não faz parte do estágio de Piaget:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Louveira - SP
Disciplina:
Psicologia
O psicanalista austríaco, defendeu, em sua fértil carreira, a importância das relações precoces de objeto e indicou as graves consequências psicopatológicas das longas separações entre mãe e bebê no primeiro ano de vida. Fiel às postulações freudianas, O autor desenvolve, no entanto, um caminho próprio de investigação, aliando o sólido conhecimento metapsicológico e da clínica psicanalítica a modelos de observação direta, fotografias e estudos experimentais do comportamento de crianças em seu primeiro ano de vida. Suas proposições sobre a gênese do eu revelam uma conexão original entre uma complexa teoria do desenvolvimento biopsicológica e a teoria pulsional freudiana, articuladas a uma teoria das relações de objeto. O psicanalista citado é:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Louveira - SP
Disciplina:
Psicologia
A origem do termo “antropologia” é grega, anthropos significa homem e logos estudo, ciência, isto é, estudo do homem. Além da antropologia outras ciências também estão interessadas no estudo dos seres humanos, como a biologia, a filosofia, a história, a psicologia, a sociologia, dentre outras. Então o que fazem os antropólogos de diferente? Que atribuições específicas os antropólogos assumiram no estudo do ser humano? Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I.A antropologia tem focalizado as semelhanças e as diferenças entre os homens, ou seja, tem adotado um ponto de vista comparativo.
II.Concentrou ao longo do tempo as suas investigações sobre os povos chamados não-ocidentais (“primitivos”), espalhados nas mais remotas regiões do planeta, enquanto os outros estudiosos concentraram-se na análise dos povos ditos “civilizados”. Mas é cada vez maior o número de antropólogos pesquisando suas próprias comunidades e costumes atuais
III.A pesquisa antropológica abrange um período até bem antes da história escrita, visando esclarecer o máximo possível as origens e a evolução pré-alfabética do ser humano e seus costumes.
IV.Ao tratar destas vastas perspectivas de espaço e tempo, estuda a espécie humana de forma integral, ou seja, tanto sob suas características físicas (biológicas), como culturais e sociais.
V.A partir deste enfoque totalista, os antropólogos buscam generalizações sobre o homem e seu comportamento, analisadas em todas as suas dimensões. Colaboram fornecendo materiais a outros pesquisadores que possuem interesses mais especializados e servem-se também do conhecimento destes estudiosos.
I.A antropologia tem focalizado as semelhanças e as diferenças entre os homens, ou seja, tem adotado um ponto de vista comparativo.
II.Concentrou ao longo do tempo as suas investigações sobre os povos chamados não-ocidentais (“primitivos”), espalhados nas mais remotas regiões do planeta, enquanto os outros estudiosos concentraram-se na análise dos povos ditos “civilizados”. Mas é cada vez maior o número de antropólogos pesquisando suas próprias comunidades e costumes atuais
III.A pesquisa antropológica abrange um período até bem antes da história escrita, visando esclarecer o máximo possível as origens e a evolução pré-alfabética do ser humano e seus costumes.
IV.Ao tratar destas vastas perspectivas de espaço e tempo, estuda a espécie humana de forma integral, ou seja, tanto sob suas características físicas (biológicas), como culturais e sociais.
V.A partir deste enfoque totalista, os antropólogos buscam generalizações sobre o homem e seu comportamento, analisadas em todas as suas dimensões. Colaboram fornecendo materiais a outros pesquisadores que possuem interesses mais especializados e servem-se também do conhecimento destes estudiosos.