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Seja a função f(x) = 5x – b e sua inversa f -1(x) = x/5 + a. Sabendo-se que a e b são números reais, qual é o valor da expressão (a + b)?
O triângulo isósceles, ilustrado a seguir, tem o maior lado medindo x + 3 enquanto a sua altura mede x – 2:

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Qual valor pode ser assumido pela variável x para que a área deste triângulo seja igual a 2x + 2?
As impressoras 3D podem ser utilizadas para imprimir peças de reposição de diversos aparelhos. Um usuário precisa imprimir um anel em uma das impressoras para substituir uma peça de seu carro que quebrou. Sabendo-se que as dimensões da peça podem ser expressas em milímetros pela equação da circunferência: x 2 + y 2 – 22x – 20y + 140 = 0 e, ainda, considerando o anel ideal cuja espessura da peça poderá ser desprezada, pode-se concluir que o diâmetro dessa peça é:
A educação matemática está constantemente evoluindo para atender às necessidades dos alunos e prepará-los para um mundo em constante mudança. Entre as tendências em educação matemática largamente discutidas nas últimas duas décadas, destaca-se aquela que pode ser traduzida como um forma de abstração e generalização com a finalidade de previsão de tendências que consiste, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos, cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual; é o processo de representar problemas do mundo real em termos matemáticos. O trecho trata-se de:
Enquanto consertava uma caminhonete, determinado mecânico precisou ir três vezes a uma loja automotiva para comprar parafusos, arruelas e porcas; materiais necessários para conseguir fazer o reparo no veículo:

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Sabendo-se que todos os materiais tiveram algum custo e que não houve modificação no preço unitário nos itens entre as vendas, após consultar os cupons fiscais das três compras conclui-se que, necessariamente,