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Os carboidratos dos glicolipídios e das glicoproteínas localizados na face externa da membrana plasmática formam um revestimento denominado glicocálice. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que não corresponde a uma de suas funções:
Os espaços deixados pelos neurônios do sistema nervoso central mortos por doenças ou acidentes são preenchidos pela proliferação (hiperplasia) e pela hipertrofia (aumento de volume) dos astrócitos. Esse processo é denominado de:

O carbono é o elemento mais essencial para a vida na Terra, em grande parte devido à sua propriedade de formar até 4 ligações covalentes, que permite que seja constituinte estrutural de uma enorme variedade de compostos essenciais (proteínas, carboidratos, lipídeos, pigmentos, etc.).

Sobre o exposto considere os itens abaixo:


I. Os oceanos são os maiores reservatórios de carbono da superfície terrestre.

II. A fixação fotossintética do CO2 ao longo do tempo geológico é responsável pela redução de carbono orgânico dissolvido (COD) e particulado (COP), aumento do carbono inorgânico dissolvido (CID) e existência dos níveis de concentrações atuais de oxigênio na atmosfera.

III. Com exceção dos carbonatos e carbono orgânico precipitados e retidos em sedimentos, a maior parte de carbono encontra-se nos oceanos sob a forma de carbono orgânico particulado (COP).

IV. O carbono proveniente dos continentes entra nos ecossistemas marinhos através dos rios, fluxo de água subterrânea e deposição atmosférica.


São falsos, os itens:

A ideia de que o universo surgiu de uma explosão no passado, foi denominada de Big Bang. As indicações mais recentes são de que o Big Bang ocorreu há 13,7 (±0,2) bilhões de anos. Como teoria oposta ao do Big Bang, persistiu por muito tempo a teoria do estado estacionário. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta as ideias da teoria do estado estacionário:

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Mesmo depois que o Brasil elaborou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes continuam valendo porque os documentos são complementares: as Diretrizes dão a estrutura; a Base o detalhamento de conteúdos e competências.


https://todospelaeducacao.org.br/noticias/o-que-sao-e-para-que-servem-as-diretrizescurriculares/


Nessa direção, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirmam que as bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os estudantes de um ensino ministrado com base em princípios, dentre eles:


I. igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;

II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

III. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

IV. valorização do profissional da educação escolar;

V. gestão democrática do ensino público, na forma da legislação e normas dos sistemas de ensino;