limpar filtros
Questões por página:
As flores são estruturas presentes no grupo das angiospermas, onde se encontram evidentes os elementos relacionados com a reprodução sexuada. Um dos elementos florais, considerando uma flor completa, são os verticilos florais, que são conjuntos de folhas modificadas, formando estruturas como:
I. Gineceu: conjunto de estames. II. Androceu: formado por um ou mais pistilos. III. Corola: conjunto de sépalas, geralmente verdes. IV. Cálice: conjunto de pétalas, que podem ser de diversas cores.
Estão INCORRETAS as afirmativas
Ao juntar as dimensões de projeto, dimensão política e dimensão pedagógica, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) ganha a força de um guia, ou seja, aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Para sua elaboração, faz sentido as seguintes problematizações, EXCETO:
A concepção que se tem sobre a relação entre presente e passado é bastante controversa na história da educação. Apesar disso, os profissionais da educação têm a obrigação de conhecer este passado para ter oportunidade de estabelecer as próprias relações e construir suas bases professorais. São aspectos históricos da educação brasileira, EXCETO:
Podemos identificar, a todo tempo, os pressupostos que embasam a ação docente, por meio das falas e das práticas em ambientes educativos. A concepção de conhecimento que o educador adota para si, mesmo que de forma inconsciente, determina, em grande parte, sua prática pedagógica, ou seja, a forma como ele entende que o aluno conhece, tende a direcionar o seu fazer pedagógico, no sentido de que a aprendizagem ocorra. A concepção que subjaz à fala do professor “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” está embasada nos princípios de aprendizagem
A educação tem como finalidade formar o ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade. Dessa forma, ela visa promover mudanças relativamente permanentes nos indivíduos, de modo a favorecer Fundamentos da Educação Brasileira, o desenvolvimento integral do homem na sociedade. A concepção de educação está diretamente relacionada à concepção de sociedade. Assim, cada época irá enunciar as suas finalidades, adotando determinada tendência pedagógica. A concepção cuja ideia central é a de que por meio da educação o indivíduo acolha e respeite as diferenças, pois sob a aparente diferença há uma mesma humanidade é a concepção: