limpar filtros
Questões por página:
São tipos básicos de lubrificantes, EXCETO os:
De acordo com os tipos de manutenção, analise as assertivas abaixo:

I. Manutenção preditiva: Feita com o auxílio de programas que monitoram o desempenho do maquinário periodicamente, esse tipo de manutenção aponta aspectos que podem vir a causar falhas futuras. II. Manutenção preventiva: A partir de procedimentos como limpeza e reparos nas máquinas e peças, esse tipo de manutenção tem por objetivo prevenir paradas e acidentes decorrentes de danos e falhas. Está associada também com a redução de acidentes com os operadores e, consequentemente, com medidas de segurança do trabalho. III. Manutenção produtiva: representa um tipo mais complexo em que engloba não apenas a gestão dos equipamentos, como também os processos administrativos. Garante que toda a organização vise assegurar a não ocorrência de falhas. IV. Manutenção corretiva: Há situações em que a falha e/ou parada acaba sendo inevitável e o que resta é tentar corrigir os danos da melhor forma possível. Essa é a manutenção que gera maior ônus para a organização.

Quais estão corretos?
Melhora a eficiência de tração, reduz o consumo específico de combustível e aumenta a estabilidade do trator, proporcionando maior segurança ao operador. Ajuda na correção de problemas de patinagem, que é o deslizamento decorrente da transmissão da força das rodas traseiras para o solo. Entre os principais pontos de regulagem, o que garante a aderência dos rodados ao solo proporcionando uma tração eficiente é o(a):
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de máquinas rodoviárias às suas respectivas funções.
Coluna 1 1. Escavadeira. 2. Rolo Tandem. 3. Motoniveladora. 4. Trator de esteira. 5. Pá carregadeira.
Coluna 2 ( ) É um equipamento potente e pesado. O motor da máquina produz a energia que fica acoplada na sua parte frontal; pode ser utilizada em praticamente qualquer tipo de terreno por causa da potência do seu motor e de suas rodas tracionadas. É capaz de deslocar materiais por um longo caminho. Sua operação é realizada com aplicação da força motriz nas suas rodas penetrando a caçamba no material a ser carregado, também é utilizada para retirar raízes de árvores. ( ) Usado em obras viárias na terraplanagem, principalmente em locais onde o solo não é firme o suficiente para o uso de uma carregadeira de rodas. Excelente para nivelar e espalhar a terra. Realiza trabalhos pesados até mesmo em terrenos irregulares, íngremes e alagados. As suas principais funções são o preparo do solo por meio da aração, limpeza de material solto, nivelamento de terreno e compactação da superfície. A máquina pode acoplar três tipos de lâmina: ancinho, KG e U. ( ) O raspador é a parte principal. Ao ser tracionado contra a terra, é capaz de nivelar o terreno, retirar detritos e pedras que possam atrapalhar ou comprometer o trabalho que vem em seguida. Seu trabalho consiste basicamente em espalhar a terra através da sua lâmina ao passo que nivela todo o terreno, por meio de uma lâmina, que pode ser inclinada em diferentes posições ao seu eixo, tanto no plano horizontal como no vertical. ( ) Composto por dois cilindros vibratórios. Não possui pneus de tração. Sendo assim, é ideal para a compactação de camadas asfálticas, já que não deixa marcas durante o processo de pavimentação. ( ) É muito útil na preparação inicial do terreno, destaca-se pela capacidade em remover grandes quantidades de terra em um curto espaço de tempo, tem a função de escavar e mover materiais em grandes quantidades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A NR 12 estabelece que o operador da máquina deva efetuar uma inspeção rotineira das condições de operacionalidade e segurança da máquina. Entre os itens que devem ser verificados na inspeção de máquinas, estão:

I. Condições dos sistemas de freio: é importante verificar se os sistemas de freio estão funcionando corretamente. Os freios devem ser capazes de impedir o movimento da máquina em caso de emergência. II. Condições dos sistemas hidráulicos: os fios devem estar em perfeito estado, sem rachaduras ou emendas, e os dispositivos de proteção elétrica devem estar instalados e funcionando corretamente. III. Condições dos dispositivos de segurança: é preciso verificar se os dispositivos de segurança estão em perfeito estado de funcionamento. Entre eles estão os protetores de correia, as grades de proteção, os limitadores de curso, entre outros.

Quais estão corretos?