limpar filtros
Questões por página:
Nos Sistemas Operacionais Windows e Linux o usuário para acessar o sistema precisa ter uma conta de acesso, que consiste em um login e uma senha de usuário. A conta define o que usuário pode e não pode fazer em um sistema. As contas podem ser de dois tipos: Comum, que não permite ao usuário fazer alterações de configurações e nem alterar parâmetros; e Superusuário, que permite ao usuário fazer alterações, alterar parâmetros e criar outras contas. Assinale a alternativa que representa, respectivamente, os nomes dados a essas contas de usuários (Windows e Linux) considerados “superusuários”.
Assinale a alternativa que não define uma das características de Software Livre.
Sobre o tema manutenção de computadores e equipamentos de informática, assinale a alternativa que apresenta o nome da modalidade de manutenção cuja definição é: “Esta manutenção é um conjunto de estratégias de monitoramento e controle empregadas com o objetivo de impedir (ou amenizar) falhas quanto ao desempenho de máquinas e equipamentos de informática. Essa manutenção sempre é planejada, sendo realizada de maneira periódica com base em um cronograma e/ou índice de funcionamento. Além de gerar menos custos, esse tipo de manutenção faz com que máquinas e equipamentos operem com máximo desempenho”.
Uma rede de computadores bem planejada reduz os custos com novas instalações, facilita mudanças, manutenções mais rápidas e mais seguras, suportando todas as necessidades de comunicação, incluindo telefones, câmeras de segurança, redes de computadores e outros. O cabeamento estruturado é um método padronizado de cabear uma rede, considerando as normas de segurança, melhores práticas e o maior aproveitamento de recursos dos equipamentos. Sobre esse tema, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Os cabos de par trançado possuem dois ou mais fios entrelaçados em forma de espiral, sendo que cada par é isolado do outro por material isolante, que normalmente são recobertos por uma proteção de PVC (PolyVinyl Chloride). O objetivo desse entrelaçamento é reduzir a indução de ruídos e manter as propriedades elétricas constantes do meio, em todo o seu comprimento. Este tipo de cabo pode ser usado em distâncias máximas de 100 metros. II. O cabo coaxial recebe tal nome por ser constituído de várias camadas concêntricas de condutores e isolantes. Ele é basicamente formado por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante, e ainda rodeado por uma blindagem. Cabos coaxiais podem transmitir dados a distâncias consideradas grandes, sem que haja degradação do sinal: os do tipo 10Base2 podem ser utilizados em distâncias de até 1000 metros. III. O cabo de fibra ótica é o que há de mais avançado em termos de transmissão de dados e energia via cabo. Esta ocorre com o envio de um sinal de luz codificado dentro do domínio de frequência do infravermelho (de 10 a 15 MHz). A transmissão pode ser feita por meio de diodos emissores de luz (LED) ou lasers semicondutores. Estes últimos são mais eficientes em potência, já que possuem espessura reduzida. Entretanto, os de LED possuem menor custo e têm ciclo de vida maior do que os de laser. Como não sofrem interferência eletromagnética e de rádio frequência, os cabos de fibra ótica garantem total isolamento entre transmissor e receptor. Além disso, suas transmissões alcançam longas distâncias (acima de 1000 metros) embora sejam mais caros e de difícil instalação e manutenção quando comparados aos cabos coaxial e de par trançado.
RAID é a abreviação para Redundant Array of Independent Disks ou, em tradução livre, Conjunto Redundante de Discos Independentes. Essa tecnologia é baseada em montar arranjos onde dois ou mais hard drives e/ou memórias SSDs trabalharão em conjunto, com o intuito de aprimorar a segurança e performance de computadores, servidores e storages. Assinale a alternativa que não representa um tipo de RAID válido.