limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado

Sobre o Texto 3, analise as afirmativas que se seguem.



I. Entre os recursos usados para a construção do sentido do texto, encontra-se o paradoxo.

II. O uso reiterado da onomatopeia reforça a ideia de “trabalhar sem parar”, do 1.º quadro.

III. A expressão “ganhar a vida” foi usada em sentido denotativo, significando “sustentar-se”.

IV. Infere-se, a partir do texto, que há outros aspectos importantes na vida além do trabalho.


Estão CORRETAS as afirmativas:

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se refere.


Imagem associada para resolução da questão

Sobre a construção do Texto 2, é CORRETO afirmar que se verifica o uso de

mostrar texto associado
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se refere.
Imagem associada para resolução da questão

Analise as passagens do Texto 1 que se seguem.
I - “A vulnerabilidade e a honestidade de podermos dizer ‘não li esse livro’, ‘não conheço esse autor’ ou ‘não estou sabendo dessa notícia’ criam conexões e oportunidades de diálogos sinceros.” (Linhas 33-34)
II - “Por outro lado, você é invadido por angústia, sensação de impotência e medo de não dar conta. Sua respiração fica pesada [...].” (Linhas 14-15)
III - “Esquecemos que somos, de fato, nativos selvagens pertencentes à natureza. Precisamos encontrar meios de alimentar essa alma primitiva e reeducar nosso intelecto guloso.” (Linhas 38-40)
IV - “Nossas mentes são gulosas e não tem maturidade para buffet livre. Se não soubermos controlá-las, consumiremos o que estiver disponível à mesa, só para provar um pouquinho de cada.” (Linhas 24-25)
As passagens do Texto 1 que estão relacionadas discursivamente ao Texto 2 são:
mostrar texto associado

A alternativa em que se verifica uma marca de uso da oralidade é

mostrar texto associado
No trecho “Se não soubermos controlá-las, consumiremos o que estiver disponível à mesa, só para provar um pouquinho de cada.” (Linhas 24-25), a conjunção subordinativa negritada insere uma ideia de