Questões do concurso:
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba - SP - 2023 - Concurso Prefeitura de Pindamonhangaba - SP - 2023 - Edital nº 1
limpar filtros
598 Questões de concurso encontradas
Página 114 de 120
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Ubiratan D’Ambrosio (2019), a matemática se impôs com forte presença em todas as áreas de conhecimento e em todas as ações do mundo moderno. No entendimento do autor, a etnomatemática se enquadra numa concepção de educação
Disciplina:
Pedagogia
André tem 4 anos de idade e contou para seu pai que, em outro dia, ele brincou de amarelinha na escola. O pai, feliz, narrou a situação para a professora. Ela esclareceu que o outro dia era uma referência ao dia anterior. Segundo Vitor Fonseca (2008), sobre o desenvolvimento da orientação temporal, é correto afirmar que
Disciplina:
Pedagogia
Na educação infantil, um dos momentos favoritos da professora Claudia é a roda de histórias. Ela organiza o espaço com tapetes e almofadas de modo que todos possam observar uns aos outros. Claudia entende que as crianças precisam de conforto físico para desenvolver a imaginação, os afetos, as emoções. Com fundamento em Oliveira (et al.,2020), a professora explica que planeja assim esse momento porque na educação infantil
Disciplina:
Pedagogia
Ao tratar da didática do ensino de artes, Mirian Martins (1998) afirma que cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o representa à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário. Assinale a alternativa que contém os momentos que estruturam a abordagem triangular, conforme apresentada na obra Didática do ensino de arte de Mirian Martins (1998).
Disciplina:
Pedagogia
Na obra A psicogênese da língua escrita, Ferreiro e Teberosky (1999) pretendem demonstrar que a aprendizagem da leitura, entendida como questionamento a respeito da natureza, função e valor deste objeto cultural, que é a escrita, inicia-se muito antes do que a escola imagina. As autoras argumentam que a leitura e a escrita são formas variantes ou alternativas da mesma língua e, por isso,