limpar filtros
Questões por página:

Leia o trecho a seguir:


No conjunto, pode-se atribuir a ocorrência efetiva de áreas em processo de desertificação nos sertões do médio Jaguaribe, tendo como área nuclear o município de Jaguaribe que apresenta um total de 37,76% dos 1.876,79 km² da extensão municipal com evidências do processo de desertificação. Para se chegar à conclusão de que o cenário apresentado no município de Jaguaribe é mesmo desertificação, fez-se uso do conceito oficial expresso no PAN-Brasil, que apesar de ser alvo de críticas e ainda, por vir a juntar-se aos mais de cem conceitos registrados na literatura mundial; subsidiou o entendimento deste processo durante o desenvolvimento desta pesquisa, concretizando, desta forma, as evidências de desertificação.


Fonte: GUERRA, M. et al (2011). Desertificação em áreas semiáridas do

nordeste brasileiro: o caso do município de Jaguaribe, Ceará. In: Revista de Geografia. Recife: UFPE – DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n.2, Set.

2010, p.67-80.


O processo de desertificação dos solos jaguaribanos está diretamente associado às atividades econômicas desempenhadas no município. Assinale a alternativa que apresenta a atividade que contribui fortemente para esse processo.

Leia o trecho a seguir:


Para entender o conflito pelo uso da água do açude Joaquim Távora, precisa-se voltar no tempo. A problemática do conflito teve início a partir de 1993, quando o açude passou por grande crise de aporte hídrico, chegando a secar totalmente. Em julho de 2004, os moradores de Feiticeiro realizaram uma manifestação onde estiveram presentes mais de 200 pessoas do distrito, entre moradores, irrigantes, estudantes e outros, reivindicando junto a COGERH a não liberação da água pela estrutura de saída do reservatório. A partir desse período, a comunidade de Feiticeiro soldou a estrutura de saída do reservatório impedindo possíveis liberações de água.


Fonte: FREITAS, H. O conflito de uso da água do açude Joaquim Távora. Universidade Federal do Ceará. Dissertação de Mestrado.74f.2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11445.


De acordo com o trecho destacado por H. Freitas (2013, p.37), os conflitos pela água em Jaguaribe que envolvem o açude Joaquim Távora ocorrem

Quanto à duração do tratamento com anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), avalie as asserções que seguem e a relação proposta entre elas:
I. A duração do tratamento com os AINEs deve ser estabelecida por um período máximo de 48 a 72h.
PORQUE
II. A dor decorrente de procedimentos odontológicos cirúrgicos eletivos perdura, em geral, por um período de 24h, com o pico de intensidade sendo atingido entre 6 e 8 h pós-cirúrgicas e, o edema inflamatório atinge seu ápice após 36h do procedimento.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A duração do tratamento com anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) na clínica odontológica quase sempre é restrita. Por isso, a incidência de efeitos adversos clinicamente significativos é muito mais rara do que na clínica médica. Sabendo disso, indique “V” para as assertivas que forem verdadeiras, e “F”, para as que forem falsas:
( ) A ação analgésica e anti-inflamatória dos inibidores seletivos da COX-2 é superior àquela apresentada pelos inibidores não seletivos (que atuam na COX-1 e na COX-2). ( ) O uso dos Coxibes deve ser considerado exclusivamente para pacientes com risco aumentado de sangramento gastrintestinal e, de doença cardiovascular. ( ) Todos os AINEs podem causar retenção de sódio e água, diminuição da taxa de filtração glomerular e aumento da pressão arterial sanguínea, particularmente em idosos. ( ) O uso concomitante de piroxicam, ibuprofeno (e provavelmente outros AINEs) com a varfarina, um anticoagulante, pode diminuir o efeito anticoagulante desta e provocar tromboses.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.
O cloridrato de Prilocaína é um anestésico local aprovado pela FDA em novembro de 1965. Sabendo disso, indique “V” para as assertivas que forem verdadeiras, e “F”, para as que forem falsas:
( ) Apresenta início de ação discretamente mais rápido que o da lidocaína. ( ) O metabolismo da prilocaína difere significativamente daquele da lidocaína e da mepivacaína. ( ) A depuração renal da prilocaína é mais rápida que a de outras amidas, resultando em sua remoção mais rápida da circulação. ( ) É 10% mais tóxica que a lidocaína.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.