limpar filtros
Questões por página:

Sobre os aspectos históricos culturais da cidade de Taperoá, associe a coluna II de acordo com a coluna I:


COLUNA I

( 1 ) Zito Borborema

( 2 ) Canhotinho

( 3 ) Fuba de Taperoá

( 4 ) Vital Farias

( 5 ) Dorgival Terceiro Neto


COLUNA II

( ) Seu nome de batismo é Juberlino Martins Levino, nasceu em 03 de novembro de 1952 em Taperoá. Trabalhou na agricultura para ajudar aos seus pais na manutenção das despesas de sua casa.

( ) Nasceu em 1915, às margens do Rio Bonito em Taperoá. Seu nome de batismo era Elísio Félix da Costa. Era analfabeto, porém cantava e encantava com seus versos corretos.

( ) Nascido na Fazenda Santa Maria, em Taperoá. Mas, foi na capital do Estado que ele consolidou-se profissionalmente e até politicamente, pois foi Prefeito da Capital, Vice – Governador e Governador do Estado.

( ) Era amante da música, aprendeu a tocar banjo e pandeiro. Foi cedo para Campina Grande tentar a carreira musical. Em 1954 foi baterista de Luiz Gonzaga, participou da primeira formação do Trio Nordestino juntamente com Dominguinhos e Miudinho.

( ) Nascido em Taperoá, foi alfabetizado com utilização da Literatura de Cordel. Participou de diversos conjuntos musicais dentre os quais “Os Quatro Loucos”. Formou-se em música pela CESGRANRIO em 1981. Participou de várias peças teatrais, dentre as quais Gota D’água de Chico Buarque de Holanda.


A sequencia CORRETA da coluna II é:

Sobre a candidatura de Rodrigo Maia, a presidente da Câmara dos Deputados atente para as afirmativas a seguir:
I. A candidatura de Maia chegou a ser contestada na Justiça pelos adversários, mas uma decisão liminar (provisória) do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitiu que ele participasse da disputa. II. Rodrigo Maia recebe 293 votos e é reeleito presidente da Câmara dos Deputados. III. Rodrigo Maia havia sido eleito em julho de 2016 para um mandato-tampão de seis meses em substituição a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que renunciou à presidência da Câmara em julho do ano passado. IV. Como atualmente o país não tem vice presidente da República, o presidente da Câmara é o primeiro na linha de sucessão do Executivo. Maia assumirá o comando do Palácio do Planalto sempre que Temer viajar para o exterior. V. Aliado do Palácio do Planalto, o presidente reeleito da Câmara tem defendido a aprovação das principais medidas econômicas propostas por Michel Temer, como a Reforma da Previdência.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Ariano Suassuna (1927 - 2014) foi um escritor brasileiro. "O Auto da Compadecida", sua obra prima, foi adaptada para a televisão e para o cinema. Sua obra reúne, além da capacidade imaginativa, seus conhecimentos sobre o folclore nordestino. Foi poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado. Em 1989, foi eleito para a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras.
A cidade paraibana onde nasceu Ariano Suassuna, foi:
Atente as afirmativas a seguir sobre o Militarismo no Brasil:
I. No ano de 2014, o golpe militar de 1964 completou 50 anos, mas ainda está recente na memória de muitos brasileiros. II. O período da ditadura militar no Brasil compreende os anos de 1964 a 1985, e foi um período marcado principalmente pela repressão, tortura e censura dos meios de comunicação. III. O golpe militar teve início no dia 31 de março de 1964, com o afastamento do então presidente da república, João Goulart. IV. Inicialmente, o regime militar foi instituído com um caráter provisório, para conter o avanço do comunismo e da corrupção. Porém, se tornou um governo de mais de duas décadas, marcadas pela sucessão de militares no poder.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Atente para as afirmativas a seguir referente a República Velha (1889-1930):
I. As décadas de 1870 e 80 marcaram o declínio do regime imperial no Brasil. O governo monárquico não foi capaz de solucionar os problemas políticos e atender às aspirações sociais que surgiram com o desenvolvimento do país e as transformações da sociedade. II. Aos 62 anos de idade, o marechal Deodor Fonseca foi o líder da insurreição que derrubou o chefe de governo do Império brasileiro a 15 de novembro de 1889 e resultou na proclamação da República. Assumiu também a chefia do governo provisório e foi nosso primeiro presidente, eleito indiretamente pelo Congresso. III. Gradualmente a monarquia foi perdendo legitimidade diante dos movimentos republicanos e abolicionistas e entrando em conflito com duas instituições importantes: o Exército e a Igreja. Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a República. IV. O governo monárquico foi derrubado por um golpe militar. A Proclamação da República foi um movimento eminentemente elitista que ocorreu sem luta e sem a participação direta das camadas populares. Uma aliança entre a elite militar do Exército e os fazendeiros cafeicultores do oeste paulista possibilitou aos republicanos tomarem o poder.
Estão CORRETAS as afirmativas: