limpar filtros
Questões por página:
Hemorragia é a perda de sangue através de ferimentos, pelas cavidades naturais como nariz, boca, etc; ela pode ser também, interna, resultante de um traumatismo. “O sangramento mais comum, que acontece no dia-a-dia, geralmente, devido a pequenos cortes ou escoriações, em que apenas os pequenos vasos que chegam até a superfície do corpo” é chamado de:

A ressuscitação cardiorrespiratória (RCR) é um conjunto de medidas utilizadas no atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória (PCR). O atendimento correto exige desde o início, na grande maioria dos casos, o emprego de técnicas adequadas para o suporte das funções respiratórias e circulatórias.


Sobre os elementos que deverão ser observados para a determinação de PCR, assinale a alternativa INCORRETA:

Sobre hipertermia, analise os itens abaixo:


I. A hipertermia é a elevação anormal da temperatura do corpo, caracterizada pela presença de altas cifras termométricas, geralmente maiores que 40ºC.

II. A hipertermia pode ocorrer devido à presença de infecção no organismo ou de alguma outra doença.

III. A hipertermia resulta da incapacidade do mecanismo regulador de temperatura do hipotálamo em controlar as diferenças entre ganho e perda de calor, e da dissipação inadequada do calor pelo corpo.

IV. Uma lesão cerebral, por exemplo, pode danificar os centros térmicos localizados no hipotálamo; tumores, infecções, acidente vascular ou traumatismo craniano podem também afetar o hipotálamo ou as vias descendentes e assim, provocar distúrbios nos mecanismos de regulação e dissipação de calor.


Estão CORRETOS:

É o choque que ocorre devido à redução do volume intravascular por causa da perda de sangue, de plasma ou de água perdida em diarreia e vômito.


Assinale a alternativa CORRETA:

Sobre as Características das feridas, ou seja, como a ferida foi produzida, entre outras, analise os conceitos abaixo:


I. Excisas – quando há remoção de uma área da pele, por exemplo, para enxertos como área doadora.

II. Punção – geralmente por procedimentos terapêuticos como, biópsias, colocação de cateteres entre outros.

III. Perfurantes – causadas por pregos, alfinetes entre outros, a gravidade vai depender da profundidade.

IV. Lacerantes/Contusas – produzidas por arma de fogo.

V. Ulceras venosas – É a perda da pele em algumas ou todas as camadas que não cicatrizam e na maioria das vezes se tornam crônicas, geralmente ocorrem nas pernas e pé, afetam as pessoas mais velhas.


Estão CORRETOS: