Questões do concurso:
        Prefeitura Municipal de Camocim de São Felix - PE - 2024 - Concurso Prefeitura de Camocim de São Félix - PE - 2023 - Edital nº 1http://www.upenet.com.br/concur
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  352 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 25 de 71                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Em uma aula sobre o gênero resumo acadêmico, o professor de português discute com seus alunos do 9º Ano alguns resumos de trabalhos publicados em uma conferência climática nacional ocorrida já em 2024.  
 
 
Que temas contemporâneos transversais podem ser prioritariamente abordados a partir dessa situação didática para que sejam bem aproveitados o gênero textual, a temática e o evento discursivo?
    Que temas contemporâneos transversais podem ser prioritariamente abordados a partir dessa situação didática para que sejam bem aproveitados o gênero textual, a temática e o evento discursivo?
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
            Em uma pesquisa sobre o trabalho com os temas transversais no ensino de português, Torres e Nogueira (2015) colhem alguns depoimentos de professores para fazerem suas análises. 
 
 
Dois desses relatos são reproduzidos a seguir:
 
 
 
Como o tema mais trabalhado é “o meio ambiente”, geralmente, avalio em debates ou seminários. Porque é melhor para avaliar como os alunos “internalizam” o tema, as opiniões apresentadas, e se foram capazes de formular suas próprias opiniões.
 
 
 
Eu avalio de forma positiva quanto a formação do educando, pois leva a refletir sobre o conteúdo aplicado. Os instrumentos avaliativos utilizados são por meio de seminários, debates e conversa dialogada.
 
 
Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/ Acesso em: 20 jan.24.
 
 
 
Compreendendo esses relatos, pode-se afirmar que a preferência dos dois professores é trabalhar os temas transversais por meio de práticas de
    Dois desses relatos são reproduzidos a seguir:
Como o tema mais trabalhado é “o meio ambiente”, geralmente, avalio em debates ou seminários. Porque é melhor para avaliar como os alunos “internalizam” o tema, as opiniões apresentadas, e se foram capazes de formular suas próprias opiniões.
Eu avalio de forma positiva quanto a formação do educando, pois leva a refletir sobre o conteúdo aplicado. Os instrumentos avaliativos utilizados são por meio de seminários, debates e conversa dialogada.
Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/ Acesso em: 20 jan.24.
Compreendendo esses relatos, pode-se afirmar que a preferência dos dois professores é trabalhar os temas transversais por meio de práticas de
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Na era das tecnologias digitais da informação e da comunicação, novas preocupações surgem para o trabalho do professor de português com as práticas de leitura.   
 
 
Um conteúdo de leitura que ganha grande relevância nesse cenário contemporâneo, na aula de língua portuguesa, é o/a
    Um conteúdo de leitura que ganha grande relevância nesse cenário contemporâneo, na aula de língua portuguesa, é o/a
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Leia, a seguir, a Competência Específica 6 de Linguagens para o Ensino Fundamental, encontrada na Base Nacional Comum Curricular: 
 
 
 
 
 
 
 
Assinale a alternativa que apresenta uma descrição de aula que possa contemplar essa competência adequadamente.
    
    
Assinale a alternativa que apresenta uma descrição de aula que possa contemplar essa competência adequadamente.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Na obra Portos de passagem (2017[1991], p.85), João Wanderley Geraldi explica que “A história da educação, como toda a história, recupera avanços e recuos, perceptíveis como tais somente ao olhar contemporâneo”. A partir, então,  de uma visão contemporânea das práticas de linguagem, que proposta de ensino possibilitou à disciplina Língua Portuguesa um trabalho mais específico com a leitura e escrita de textos em linguagem digital?