limpar filtros
Questões por página:
A imunização dos profissionais de saúde tem o objetivo de proteção contra infecções virais e bacterianas imunopreveníveis. As principais doenças bacterianas contra as quais o cirurgião-dentista deve imunizar-se para sua proteção e a de seus pacientes são:
O prognóstico de um dente com lesão endoperiodontal está diretamente associado com a classificação da lesão. Lesões em dentes sem dano radicular apresentam melhor prognóstico.

Com relação ao tema, a lesão endoperiodontal mais avançada e suas características (de acordo com a Classificação das doenças e condições periodontais e peri-implantares de 2018) é:
Paciente de 22 anos, sexo feminino, apresenta-se com supuração na região de furca do elemento 46. A profundidade de sondagem é de 12mm na V do elemento e a furca pode ser classificada como classe I. Não há aumento da profundidade de sondagem nos outros sítios. O dente apresenta grande restauração, com cárie próxima ao corno pulpar, assintomático, respondendo negativamente ao teste de vitalidade pulpar. Paciente não apresenta periodontite nem quadro sugestivo de envolvimento sistêmico (febre, prostração).

Diante do exposto, a conduta mais adequada para o caso é:
A compreensão de conceitos de bioestatística é fundamental para que o profissional de saúde consiga interpretar dados epidemiológicos e estudos científicos.

Com relação ao tema, é correto afirmar que:
Analise a situação clínica a seguir. O elemento 36 apresenta restauração fraturada de amálgama MO. Não há cárie nem alteração de sensibilidade no dente. Ao exame clínico observa-se, na face mesial, inflamação gengival e profundidade de sondagem de 5mm. O término da restauração encontra-se 2mm subgengival e distando 3mm da crista óssea alveolar.

Diante do exposto, a conduta clínica mais adequada é: