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[...] A educação básica é um conceito mais do que inovador para um país que, por séculos, negou, de modo elitista e seletivo, a seus cidadãos, o direito ao conhecimento pela ação sistemática da organização escolar. [...] A educação básica torna-se, dentro do Art.4º da LDB, um direito do cidadão à educação e um dever do Estado de atendê-lo mediante oferta qualificada.
(Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/QBBB9RrmKBx7MngxzBfWgcF/?lang=pt. Adaptado.)
Está disposto no Art.4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação acerca do dever do Estado com educação escolar pública que será efetivado mediante a garantia de, EXCETO:
Tema frequente nos debates entre educadores de todo o mundo, estes conceitos convergem e divergem em muitos sentidos. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade são termos bastante recentes e que não devem ser ignorados quando se fala de novos paradigmas da educação – apesar de servirem ainda para determinar abordagens em outras áreas do conhecimento. Em um determinado projeto ou propósito, considere os dois conceitos e relacione-os com as respectivas características.
1. Multidisciplinaridade. 2. Interdisciplinaridade.
( ) Há integração de diferentes conteúdos de uma mesma disciplina, porém sem nenhuma preocupação de seus temas comuns sob sua própria ótica.
( ) Ocorre a independência dos profissionais de diferentes áreas de atuação, mas não existe nenhuma relação entre as disciplinas, assim como todas estariam no mesmo nível sem a prática de um trabalho cooperativo.
( ) Proporciona uma aprendizagem bem-estruturada e rica, pois os conceitos estão organizados em torno de unidades mais globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas.
A sequência está correta em
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Considerando a teoria das relações humanas no trabalho, é uma de suas características o que se afirma em:
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A abordagem humanista surge com a teoria das relações humanas, sendo diretamente relacionada a ela. A escola busca dar ênfase aos grupos de pessoas que participam das organizações, sendo uma verdadeira revolução em relação à abordagem clássica. Sobre as relações humanas no trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA.
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Confúcio, filósofo chinês que viveu aproximadamente em 2500 a.C., naquela época, já enfatizava que se a linguagem não é correta, o que é “dito não é o que se pretende dizer”; se “o que é dito não é o que se pretende dizer, o que deve ser feito fica por fazer”. Isso acontece devido às barreiras presentes na comunicação. Sobre o exposto, relacione adequadamente as barreiras da comunicação indicadas às respectivas características.
1. Barreiras físicas. 2. Barreiras pessoais. 3. Barreiras semânticas.
( ) Limitações decorrentes dos símbolos através dos quais a comunicação é feita. ( ) Interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação. ( ) Interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa.
A sequência está correta em