1.674 Questões de concurso encontradas
Página 150 de 335
Questões por página:
Julgue o item subsequente.
Alguns fatores podem alterar a sensibilidade do paciente aos analgésicos opioides, incluindo a integridade da barreira hematoencefálica. Por exemplo, quando se administra morfina a um lactente recém-nato em doses apropriadas ao peso extrapoladas dos adultos, podem ser observados efeitos inesperadamente profundos (analgesia e depressão respiratória). Isso se deve à imaturidade da barreira hematoencefálica dos recémnascidos. A morfina é lipofílica e, por essa razão, quantidades proporcionalmente menores do fármaco conseguem entrar no SNC, em comparação com os opioides mais hidrofílicos.
Julgue o item subsequente.
A nutrição parenteral deve ser interrompida assim que possível, quando a oferta pelas vias oral / enteral atingir > 50% das calorias necessárias e a tolerância for adequada para ocorrer a transição para essas vias. A retirada lenta em pacientes propensos a hipoglicemia é necessária com a diminuição da infusão em 1 – 2 horas antes da retirada.
Julgue o item subsequente.
Os receptores Alfa-2 estão localizados em várias células diferentes das vias respiratórias, onde podem ter efeitos adicionais. Assim, agonistas Alfa-2 podem causar broncodilatação in vivo, não só através de uma ação direta sobre o músculo liso das vias respiratórias, mas também indiretamente, inibindo a liberação de mediadores broncoconstritores de células inflamatórias e de neurotransmissores broncoconstritores dos nervos das vias respiratórias.
Julgue o item subsequente.
Anfotericina B e outros polienos, como a nistatina, ligamse ao ergosterol nas membranas celulares fúngicas e aumentam a permeabilidade dessas membranas.
Julgue o item subsequente.
A relação dose/efeito ou a relação concentração plasmática/efeito são elementos básicos na farmacologia experimental. Contudo, na farmacologia clínica, a demonstração dessas relações é difícil. Para alguns fármacos, a relação dose/efeito varia consideravelmente entre os pacientes e essa alta variabilidade é principalmente o resultado de uma pobre aderência do paciente ao regime de dosagem ou diferenças na farmacocinética, particularmente na absorção e eliminação. Portanto, em algumas terapias, é importante ajustar a dose para se atingir o efeito terapêutico desejado sem correr o risco de toxicidade.