limpar filtros
Questões por página:
A timpanometria é uma medida dinâmica da imitância acústica que verifica o grau de mobilidade do sistema tímpanoossicular, decorrente da variação de pressão do ar no meato acústico externo. Jerger (1970) e Jerger et al. (1972) classificaram os timpanogramas em cinco tipos. São eles:
A adaptação binaural pode proporcionar ao usuário de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) um ambiente acústico original e até uma aproximação de experiências auditivas normais. Analise os benefícios da adaptação binaural a seguir:
I - Uma melhor localização do som, somação binaural, eliminação do efeito sombra da cabeça e melhora da localização do som unilateralmente.
II - Um melhor reconhecimento de fala no ruído, eliminação do efeito sombra da cabeça, melhora da estética do paciente e piora da relação figura-fundo na audição.
III - Uma melhor localização do som, somação binaural, eliminação do efeito sombra da cabeça e melhor reconhecimento de fala no ruído.
IV - Um melhor reconhecimento de fala no ruído, eliminação do efeito sombra da cabeça e piora da discriminação auditiva.
Está(ão) CORRETA(S) as afirmativas
O paciente L. O. possui diagnóstico médico de paralisia cerebral e laudo neurológico que comprova o diagnóstico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e síndrome de Guillain-Barré. Seu diagnostico fonoaudiológico é de apraxia de fala. De acordo com essas informações, avalie as afirmativas a seguir.
I - A paralisia cerebral refere-se a um grupo de desordens no desenvolvimento do controle motor e da postura, como resultado de uma lesão progressiva do sistema nervoso central.
II - O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é uma condição em que a criança não está se desenvolvendo e/ou não alcança habilidades de acordo com a sequência de estágios pré-determinados.
III - A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano.
IV - Apraxia de fala é uma condição neurológica em que a pessoa é capaz de realizar voluntariamente movimentos motores se seus músculos estiverem em condições normais.
V - A apraxia foi caracterizada como uma alteração articulatória resultante de um distúrbio na capacidade de programar o posicionamento dos músculos da fala e de sequenciar os movimentos na produção intencional ou espontânea dos fonemas.
Estão CORRETAS as afirmativas
Distúrbios de deglutição frequentemente estão presentes na doença de Parkinson e, muitas vezes, podem limitar ou impedir a alimentação, consequentemente reduzindo a capacidade plena do indivíduo em sociedade, induzindo a prejuízos. Cerca de 50% dos pacientes parkinsonianos apresentam disfagia, e as principais características encontradas são dificuldade de mastigação, incontinência oral de alimentos e saliva, e movimentos linguais lentificados. A partir desse enunciado, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I – São observadas alterações na fase preparatória e oral, como tremor dos órgãos fonoarticulatórios, alteração inicial na formação do bolo alimentar, diminuição da taxa de secreção salivar, tempo de deglutição aumentado e limitação da excursão de língua e mandíbula durante a mastigação.
PORQUE
II – Há um comprometimento de alguns pares de nervos cranianos: V trigêmeo, que inerva os músculos da mastigação e é responsável pela sensibilidade da língua; IX glossofaríngeo e X vago, que são responsáveis pela inervação motora da faringe e laringe.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
Existem alguns cuidados que o fonoaudiológo deve tomar ao fazer o registro dos resultados audiométricos, além de usar a notação corretamente, pois a audiometria tonal se trata de uma medida comportamental e se baseia na resposta do paciente. Analise as afirmativas a seguir sobre esse assunto e assinale a alternativa CORRETA.