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Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
Nos anos 1970, afloram, entre os profissionais ligados ao ensino da arte, uma preocupação e um questionamento sobre a proposta educativa em arte centrada apenas no fazer. Sem negar a produção das manifestações artísticas nas diversas linguagens, teatro, dança, música e artes plásticas, os educadores iniciaram um processo de discussão e pesquisa que direcionasse o ensino também para o conhecimento da arte e sua apreciação. Para Ana Mae Barbosa, esse movimento, no processo de ensino de arte, significa que
I. temos de alfabetizar para a leitura da imagem;
II. por meio da leitura das obras de artes plásticas, estaremos preparando a criança para a decodificação da gramática visual, da imagem fixa e, por meio da leitura do cinema e da televisão, a criança será preparada para aprender a gramática da imagem em movimento;
III. a decodificação precisa ser associada ao julgamento da qualidade do que está sendo visto aqui e agora e em relação ao passado;
IV. a arte deve ser encarada como a capacidade de produzir material de qualidade.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
O modernismo no Brasil foi um movimento cultural que teve grandes proporções críticas e repercutiu, principalmente, no cenário artístico e literário do país, gerando tumultos e desconforto para a sociedade de artistas brasileiros. O modernismo tinha como objetivos e características, em sua primeira, segunda e terceira fases:
I. a quebra com o "tradicionalismo" da época, experimentando novas técnicas e criações artísticas, sendo suas características o rompimento com as estruturas do passado, valorização do índio brasileiro, nacionalismo ufanista exagerado e utópico, caráter revolucionário.
II. a valorização do tradicionalismo rompendo com padrões exagerados ditados pela elite. Suas características eram o fortalecimento de uma arte livre e revolucionária, mantendo padrões acadêmicos, valorização da cultura erudita, incentivo à descentralização da arte clássica.
III. a quebra com parâmetros revolucionários e as suas características eram a valorização da arte pela cultura afro-brasileira, traços livres de conceitos tradicionais na escultura e na pintura.
IV. a produção poética que, nesse período, teve influência do realismo e do romantismo, além da Psicanálise de Freud. Suas características foram o amadurecimento das ideias de 1922, nova postura artística, nacionalismo, universalismo e regionalismo, literatura construtiva e engajada.