limpar filtros
Questões por página:

A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem. Diversos estudiosos constataram que a inserção desta tecnologia contribui para a expansão das formas habituais de utilização de recursos materiais no trabalho dos professores em sala de aula.


De todos os tópicos presentes no currículo da Matemática Básica, a geometria é o que tem experimentado as maiores e mais profundas transformações da tecnologia informática. O termo Geometria Dinâmica tem sido comumente usado para designar softwares geométricos, utilizando programas interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades.


Atente para o que se afirma a seguir sobre aspectos da tecnologia informática, com especial atenção na geometria dinâmica.


I. A geometria dinâmica deve ser vista como referência para uma nova geometria.

II. O manuseio dos softwares da geometria dinâmica pode ser usado para instigar os alunos a explicar o porquê da verdade de certas conjecturas, de forma intuitiva, tornando desnecessárias as demonstrações formais.

III. A integração de métodos visuais com métodos geométricos formais, comuns nos programas de geometria dinâmica, contribui para a construção e domínio do conhecimento geométrico pelo aluno.

IV. As potencialidades dos softwares de geometria dinâmica são algumas das mais importantes características, contribuindo para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem da geometria, bem como com a valorização do conhecimento matemático e sua construção.


Assinale a opção que corresponde ao número de afirmações, dentre as quatro apresentadas acima, apropriadas e adequadas no contexto do uso de tecnologias informáticas no processo de ensino-aprendizagem, como aqui focalizado.

A abordagem sobre o desenvolvimento da competência dos estudantes, pelo docente, pode levar o professor a refletir sobre cada situação de aprendizagem e, assim, tornar
A abordagem por competências e habilidades, conforme expressa na BNCC, defende a formação de um estudante que, especialmente,

As diversas atividades preconizadas pela implementação da Metodologia da Resolução de Problemas no processo de aprendizagem da Matemática ensejam a aproximação do conhecimento cotidiano com o conhecimento sistemático e estruturado tratado no processo educacional, a maior visibilidade do significado dos assuntos objetos de estudos, a otimização do relacionamento entre os agentes e atores do processo, a abordagem prazerosa e estimulante para a aprendizagem, entre outros pontos relevantes. A Metodologia da Resolução de Problemas, como analisada e observada por inúmeros estudiosos de Teorias Educacionais, adota diversas etapas e procedimentos na sua aplicação.


Considerando os procedimentos envolvidos na resolução de problemas, analise os seguintes itens:


I. recolhimento de informações sobre a situação abordada e compreensão do problema;

II. concepção e formulação de um plano de solução, incluindo a tradução da situação enfocada para a linguagem matemática, e escolha da estratégia a ser seguida;

III. execução do planejamento estabelecido, incluindo a seleção dos procedimentos matemáticos úteis, até a resolução propriamente dita do problema;

IV. verificação da resolução e/ou comprovação das conclusões e resultado(s) alcançado(s) incluindo a releitura da proposição inicial da situação – problema, a adequação das conclusões construídas e/ou a validação da(s) resposta(s) obtida(s).


Corresponde a procedimento apropriado e coerente com a solução de problemas o que consta em

No contexto do conjunto dos números inteiros positivos, os números primos são aqueles, maiores do que um e que possuem apenas dois fatores (ou divisores) positivos: o número um e o próprio número. O conjunto dos números primos tem fascinado as pessoas desde a mais remota antiguidade. É um conjunto extraordinário, inclusive sendo base para aplicações no mundo contemporâneo, como é o caso da criptografia e seus usos. Sua sequência é muito irregular e parece ter alguma “estrutura escondida’’. Dentre as indagações envolvendo os números primos encontra-se a seguinte: “Há uma sequência infinita de números primos distintos? ou, equivalentemente, “O conjunto dos números primos tem cardinal infinito?” Segundo muitos registros históricos, o primeiro matemático que provou a infinitude do conjunto dos números primos foi