1.085 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 217
Questões por página:
Perlin (2005), no capítulo intitulado “Identidades Surdas”, identifica que há diferentes categorias de identidades surdas nos sujeitos surdos. Relacione as múltiplas identidades surdas apresentadas pela autora com suas descrições, que as seguem:
I) Identidade surda
II) Identidade surda híbrida
III) Identidade surda de transição
IV) Identidade surda incompleta
V) Identidade surda flutuante
( ) Refere-se aos surdos que nascem ouvintes e que, com o tempo, se tornaram surdos. Estes surdos conhecem a estrutura do português falado e usamno como língua.
( ) Está presente onde os surdos vivem e se manifestam a partir da hegemonia ouvinte. Essa identidade é interessante porque permite ver o surdo, seja ele consciente ou não de ser surdo, como vítima da ideologia ouvintista, que segue determinando seus comportamentos e aprendizados.
( ) Está presente na situação dos surdos que foram mantidos sob o cativeiro da hegemônica experiência ouvinte e que passam para a comunidade surda, como geralmente acontece.
( ) Está presente no grupo onde entram os surdos que fazem uso da experiência visual. Nota-se, nesses surdos, formas muitos diversificadas de usar a comunicação visual, que caracteriza o grupo a partir do centro específico da cultura surda.
( ) Apresentada por aqueles surdos que vivem sob uma ideologia ouvintista latente que trabalha para socializar os surdos de maneira compatível com a cultura dominante.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:
Perlin (2005), no capítulo intitulado “Identidades Surdas”, sugere as diferenças entre formas de ouvintismo presentes na sociedade. Relacione as formas de Ouvintismo sugeridas pela autora com suas descrições, que as seguem:
I) Ouvintismo tradicional
II) Ouvintismo natural
III) Ouvintismo crítico
( ) É cena do discurso ouvintista que defende uma igualdade entre surdos e ouvintes, porém continua com o encapsulamento do surdo na cultura ouvinte.
( ) Nesse discurso, os ouvintes condicionam as representações sobre os surdos de modo a não lhes dar saídas para outros modelos que não sejam o modelo de identidade ouvinte.
( ) Modelo que se aproxima de uma posição solidária: admite a possibilidade de alteridade, do diferente “surdo”, identidade e autonomia linguística.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:
Reis (2007), no capítulo intitulado “Professores Surdos: Identificação ou Modelo”, relata sobre a necessidade de se estabelecer a diferença entre os conceitos modelo e identificação na relação professor e aluno surdos. Sobre a distinção desses conceitos, proposta pela autora, analise como V (VERDADEIRO) e F (FALSO) as afirmativas abaixo:
( ) Modelo - É nesse espaço que o professor expõe sua cultura, sua língua de sinais, sua identidade e sua alteridade, revelando para o aluno muito do seu próprio processo formativo.
( ) Transfigura-se o professor, portanto, em um elemento de identificação, não em um molde, do qual o aluno deve sair à sua imagem e semelhança.
( ) O processo de identificação acontece e provoca uma transgressão pedagógica do jeito que os professores surdos se ensinam.
( ) Os professores surdos se movimentam para assumir e construir a identidade e a cultura como modelo de si mesmos.
( ) Trata-se de uma identificação com uma nova cultura, identidade, alteridade de ser.
( ) Modelo implica dizer que há uma cópia dos objetos, por exemplo, roupas, utensílios, carros, jeitos pessoais, entre outras coisas; é como se houvesse o retorno ao mesmo.
( ) Processo de identificação é o elemento de cópias de qualquer coisa que não possui uma significação subjetiva e uma produção espontânea do ser.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA: