Questões do concurso:
IFB - 2016 - Concurso IFB - 2016 - Edital n° 001
limpar filtros
1.085 Questões de concurso encontradas
Página 197 de 217
Questões por página:
Questões por página:
A origem do horário de verão data do início do século XX. No Brasil, foi adotado pela primeira vez em 1931, mas não permanentemente desde então. Com a publicação do Decreto 6558, de 08 de setembro de 2008, o horário de verão passou a ter caráter permanente: é adotado em parte do território brasileiro entre zero hora do terceiro domingo de outubro e zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Nesse período, os estados em que for implantado, os relógios são adiantados em 1h em relação a hora legal de Brasília.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a porção do território brasileiro em que ocorre o horário de verão.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a porção do território brasileiro em que ocorre o horário de verão.
No final do século XIX, Friedrich Ratzel definiu a Geografia como ciência humana, embora na prática tenha tratado como ciência natural. Considerou a influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade como objeto de estudo da disciplina, dando origem ao “Determinismo Geográfico”. Já no início do século XX Paul Vidal de la Blache passou a criticar o método puramente descritivo e a defender que a Geografia se preocupasse com a relação homem-meio, posicionando os seres humanos como agentes que sofrem influência da natureza, mas que também agem sobre ela, transformando-a. Ele inaugurava uma contraposição ao “Determinismo”, uma corrente teórica conhecida como “Possibilismo”.
Considerando o desenvolvimento histórico da ciência Geografia, podemos afirmar que ambas as contribuições citadas acima estão rotuladas como:
Considerando o desenvolvimento histórico da ciência Geografia, podemos afirmar que ambas as contribuições citadas acima estão rotuladas como:
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
Há cerca de 50 anos, apenas 15% dos postos de trabalho no Brasil eram ocupados por mulheres. Atualmente, elas representam mais de 43% da População Economicamente Ativa (PEA). Esse dado mostra que o contingente de mulheres responsáveis pela renda familiar aumentou significativamente nas últimas décadas. A redução do tempo de convivência familiar em razão da permanência no trabalho, além dos altos custos com alimentação, saúde, lazer e educação; e os programas de planejamento familiar desenvolvidos pelo Estado por meio do Ministério da Saúde, fizeram com que ocorresse na dinâmica demográfica brasileira:
A partir da segunda metade do século XVIII, uma mudança radical na forma de produção de bens materiais ocorreu primeiramente na Inglaterra, e depois em outros países europeus, como a França, a Alemanha, a Bélgica e a Holanda, e nos Estados Unidos da América. Tratava-se do estabelecimento da indústria moderna, atividade econômica por meio da qual foi possível transformar em grande escala os recursos naturais e os produtos manufaturados, destinando-os ao consumo da população em geral e a outros ramos da economia. Essa mudança no processo produtivo ficou conhecida como: