1.145 Questões de concurso encontradas
Página 210 de 229
Questões por página:
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o seguinte item.
O trabalho pedagógico compreende que a transformação da prática social se inicia a partir do reconhecimento dos educandos no processo educativo.
Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.
Émile Jacques‐Dalcroze, Carl Orff, Zoltan Kodály, Edgar Willems e Shinichi Suzuki desenvolveram “métodos ativos musicais”, em que propõem a experiência direta do sujeito com a música, a partir da vivência de diversos elementos.
Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.
Para “ensinar música musicalmente”, como propõe Swanwick (2003), é necessário que se priorize inicialmente os símbolos musicais, pois a música é linguagem e possui uma simbologia própria, universal, que deve ser decodificada pelo intérprete.
Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.
A respeito da influência africana na música brasileira, julgue o próximo item.
A característica rítmica e tímbrica da música africana é a que mais se difundiu no Brasil. Jongo, maracatu, capoeira, samba de aboio, carimbó, entre outras, são manifestações que permanecem vivas. No entanto, além da polirritmia, foram herdadas a melodização poética e as harmonias vocais trazidas pelos iorubás. Uma das formas mais características do canto africano é o canto responsorial, alternando coro e solista.