Questões do concurso:
SEED - RR - 2021 - Concurso SEED - RR - 2021 - Professor da Educação Básica - Edital nº 01
limpar filtros
435 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 87
Questões por página:
Questões por página:
No século XIX surgiram ideias de reforma da educação no Brasil, que deixaram marcas no ensino ao longo do século XX. Liderada por intelectuais como Ruy Barbosa, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e outros. Influenciados por pensamentos de teóricos norteamericanos como John Dewey e Durkheim. Os pensamentos da Escola Nova eram marcadamente influenciados pelo positivismo, que colocava as ciências como a física em posições de bastante relevância.
“As matemáticas possuem o maior grau de generalidade e estudam a realidade mais simples e indeterminada. A astronomia acrescenta a força ao puramente quantitativo. A física soma a qualidade ao quantitativo e às forças, ocupando-se do calor, da luz e etc. A química trata de matérias qualitativamente distintas. A biologia se ocupa dos fenômenos vitais e a sociologia estuda a sociedade, sendo para ele o fim essencial de toda filosofia positiva”.
Elisabete Tonobohn - O Ensino de Ciências e a Escola Nova: Análise de Interfaces entre História da Ciência e Ensino.
A Escola Nova buscava uma reforma, modernização e democratização da educação brasileira, que eram trazidas em um importante documento, assinado por intelectuais e educadores da época, este documento é conhecido como ______:
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
“As matemáticas possuem o maior grau de generalidade e estudam a realidade mais simples e indeterminada. A astronomia acrescenta a força ao puramente quantitativo. A física soma a qualidade ao quantitativo e às forças, ocupando-se do calor, da luz e etc. A química trata de matérias qualitativamente distintas. A biologia se ocupa dos fenômenos vitais e a sociologia estuda a sociedade, sendo para ele o fim essencial de toda filosofia positiva”.
Elisabete Tonobohn - O Ensino de Ciências e a Escola Nova: Análise de Interfaces entre História da Ciência e Ensino.
A Escola Nova buscava uma reforma, modernização e democratização da educação brasileira, que eram trazidas em um importante documento, assinado por intelectuais e educadores da época, este documento é conhecido como ______:
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Considere o trecho seguinte retirado de um trabalho de Ensino de Física que utiliza uma metodologia conhecida como “Três momentos pedagógicos”.
“A estruturação da proposta de trabalho expressa na Produção Didático Pedagógica, nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (Problematização inicial; Organização do conhecimento; e Aplicação do conhecimento), foi muito importante para o desenvolvimento do trabalho realizado, pois ao executar estes três momentos pedagógicos oportunizou-se um espaço de trabalho coletivo, no qual, surgiram conflitos e houve o confronto de ideias, bem como, a busca de soluções, com vistas à reconstrução de saberes sistematizados por parte dos alunos.”
Fonte: Francisco Luiz Carraro e Ricardo Francisco Pereira - O uso de simuladores virtuais do Phet como metodologia de ensino de eletrodinâmica.
A abordagem dos três momentos pedagógicos também figura outros trabalhos de ensino de física, em particular, por exemplo no volume 13 da revista Experiências em Ensino de Ciências, em trabalho de Danúbia Damiana Santos Bonfim e colaboradores, “A abordagem dos Três Momentos Pedagógicos no estudo de velocidade escalar média”, deste trabalho são retiradas essas três atividades relatadas:
I. Apresentação dos conceitos formais relacionados ao tema. II. Leitura complementar, discussão e produção de texto crítico a respeito do funcionamento e utilização dos radares. III. Leitura de reportagens que retratam acidentes de trânsito.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre as afirmativas e os três momentos de ensino.
“A estruturação da proposta de trabalho expressa na Produção Didático Pedagógica, nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (Problematização inicial; Organização do conhecimento; e Aplicação do conhecimento), foi muito importante para o desenvolvimento do trabalho realizado, pois ao executar estes três momentos pedagógicos oportunizou-se um espaço de trabalho coletivo, no qual, surgiram conflitos e houve o confronto de ideias, bem como, a busca de soluções, com vistas à reconstrução de saberes sistematizados por parte dos alunos.”
Fonte: Francisco Luiz Carraro e Ricardo Francisco Pereira - O uso de simuladores virtuais do Phet como metodologia de ensino de eletrodinâmica.
A abordagem dos três momentos pedagógicos também figura outros trabalhos de ensino de física, em particular, por exemplo no volume 13 da revista Experiências em Ensino de Ciências, em trabalho de Danúbia Damiana Santos Bonfim e colaboradores, “A abordagem dos Três Momentos Pedagógicos no estudo de velocidade escalar média”, deste trabalho são retiradas essas três atividades relatadas:
I. Apresentação dos conceitos formais relacionados ao tema. II. Leitura complementar, discussão e produção de texto crítico a respeito do funcionamento e utilização dos radares. III. Leitura de reportagens que retratam acidentes de trânsito.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre as afirmativas e os três momentos de ensino.
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!