limpar filtros
Questões por página:
Diante de inúmeras tentativas em se estabelecer uma classificação para o comportamento agressivo de crianças, a que mais se aproxima é a classificação de Feshbach (1964) e Manning et al. (1978): (1) agressão instrumental, usada para obter, ou apropriar-se de objetos específicos, posições ou acesso a atividades desejáveis; (2) hostilidade dirigida unicamente para irritar ou ferir o outro; (3) jogo agressivo, ocorrendo quando se brinca em uma disputa que então evolui para uma agressão deliberada; (4) agressão defensiva. O comportamento agressivo pode estar relacionado a fatores como:
1- Fatores constitucionais. 2- Fatores biológicos. 3- Fatores psicossociais. 4- Fatores emocionais.
Está correto o que se afirma em:
Dalgalarrondo (2019), afirma que as relações entre a atenção e uma determinada função cognitiva são complexas, e que essa, em específico, atua como papel central em toda a cognição. ela corresponde à habilidade de manter itens, percepções e tarefas ativos na mente, sem se apoiar em mais estímulos do mundo externo. Age como um núcleo gerenciador de trabalho, no qual percepções e pensamentos, constantemente atualizados, são processados, transformados e manipulados. Neste caso o autor está se referindo à qual função cognitiva que apoia a atenção?
Ana Freud (1949), afirma que os mecanismos de defesa são vistos como medidas de proteção que o ego adota diante dos impulsos provenientes do id, que é regido apenas pelo princípio do prazer. Na sequência, marque o item na qual Swanson (1961), não considerou como mecanismo de defesa, mas apenas consciência da dependência em relação ao meio.
Dalgalarrondo (2019), afirma que um fator importante nas fases iniciais da avaliação do paciente é notar e descrever seu aspecto global, expresso pelo corpo e pela postura corporal, pela indumentária, pelos acessórios, por detalhes como maquiagem, perfumes, odores, marcas corporais, porte e atitutes psicológicas específicas e globais. No tocante a essa afirmação, analise os itens a seguir enumerados.
1- Em Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais, a Comunicação Não Verbal não é menos importante do que nas áreas descritas. 2- As funções básicas do comportamento não verbal são: a) expressar emoções; b) apresentar a própria personalidade ao outro; c) acompanhar a fala com a finalidade de controlar a alternância entre os interlocutores, monitorar o tema da conversa e a atenção dos participantes; d) transmitir sinais relacionados às atitudes interpessoais, como afeto/desafeto, dominação/submissão, confiança/desconfiança, ternura/hostilidade, etc. 3- Os sinais emitidos por uma pessoa quando em interação cobre amplo leque de sinais visuais, acústicos e, eventualmente, táteis e olfativos, entre eles: a) o ambiente da comunicação no qual ocorre o encontro das pessoas; b) a aparência física das pessoas em interação; c) a proxêmica (a utilização e a percepção do espaco que as pessoas estabelecem entre si); d) os vários movimentos corporais; e) a paralinguagem (a maneira como se diz algo).
Está correto o que afirma:
Na abordagem Gestáltica há padrões recorrentes de interrupção energética conhecidos coletivamente como interrupções ao contato que foram substituídos por modificações. Das modificações citadas, indique de acordo com seu polo oposto, a identificação correta.