limpar filtros
Questões por página:
Relacione as colunas, conceituando adequadamente as concepções de currículo propostas por Libâneo (2004), e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
(1)Currículo tradicional (2)Currículo racional-tecnológico (3)Currículo escolanovista (4)Currículo construtivista (5)Currículo sociocrítico (6)Currículo integrado ou globalizado
( ) Centrado no aluno e nas experiências de aprendizagem, conectando a escola com a vida e adaptando os alunos ao contexto. O professor é o facilitador da aprendizagem e o conteúdo provém das experiências dos alunos.
( ) Busca a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão crítica e reflexiva da realidade. Ressalta o lado dos conteúdos culturais, o aprender a aprender. Busca a interdisciplinaridade, acentuando a interrelação entre conhecimentos e superando a fragmentação e a falta de diálogo entre áreas do conhecimento.
( ) Está associado à influência de Jean Piaget. Tem como concepção o papel ativo do sujeito no processo de aprendizagem. O currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos, possibilitando a construção pessoal do conhecimento.
( ) É o tipo de currículo mais utilizado na escola. Sua organização do conhecimento é por disciplinas compartimentalizadas. Tem caráter verbalista e ensino transmissivo, centrado no professor e na matéria. O papel do aluno é o de armazenador de informações.
( ) Converge na concepção de ensino como compreensão da realidade para transformá-la, visando à construção de novas relações sociais, de modo a eliminar as desigualdades sociais e econômicas. Metodologicamente, adere à ideia de aprendizagem como construção do sujeito, recusando um currículo formal.
( ) É proposto para a transmissão de conteúdos e desenvolvimento de habilidades a serviço do sistema de produção. É escrito por especialistas e caracteriza-se pela racionalidade técnica e instrumental, apenas para formar o técnico. Prevê habilidades e destrezas a serem dominadas pelos alunos no percurso de formação.
De acordo com a LDB (Lei nº 9.394/1996), a gestão democrática deve emanar dos sistemas de ensino municipal, estadual e federal. Segundo estudiosos da educação, para compreendermos a gestão democrática participativa, é preciso entender conceitos como:
A ação supervisora, muitas vezes entendida como assessoria (interna ou externa), constitui a melhor solução para o trabalho de formação continuada dos(as) professores(as) e, em certos momentos, de toda a equipe escolar. Para o sucesso desse trabalho algumas condições são imprescindíveis. Indique se os itens a seguir são verdadeiros (V) ou falsos (F) no que diz respeito a essas condições e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Manter um clima de abertura, cordialidade e encorajamento. ( ) Fortalecer o sentimento grupal. ( ) Trabalhar com os professores partilhando ideias. ( ) Estimular, fortalecer e entender que a liderança deve ser exercida exclusivamente pelo supervisor. ( ) Propiciar o trabalho em equipe com a troca de experiências e a reflexão sobre a prática, sugerindo, trazendo contribuições e mostrando caminhos e alternativas.
Pesquisadores contemporâneos indicam que as transformações esperadas na educação não serão responsabilidades apenas dos especialistas, no entanto estes serão os artífices da construção de um novo tempo na qualidade de mediadores, articuladores do processo educacional. Suas tarefas principais, além do conhecimento específico, podem ser vistas na trilogia:
Indique se os itens abaixo completam de forma verdadeira (V) ou falsa (F) a frase a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
Estudos contemporâneos que afirmam que o compromisso dos especialistas em educação deve apontar na direção da superação da razão instrumental do seu fazer sinalizam que a simples presença dos especialistas na escola é (ou deveria ser) uma denúncia, um anúncio, um testemunho de que o trabalho escolar:
( ) vai além do trabalho de cada professor, individualmente considerado, e tem uma dimensão coletiva.
( ) vai além da sala de aula; ademais, não basta cada professor ter seu projeto de trabalho, pois há um projeto maior, que inclui o didático-pedagógico, mas que o ultrapassa (no que se refere a visão de pessoa, sociedade e educação).
( ) vai além da mera administração; deve estar voltado para as mudanças, para a reflexão crítica sobre a prática, tendo em vista seu aperfeiçoamento e a superação das contradições.
( ) não precisa ser realizado por intelectuais orgânicos.
( ) com os novos intelectuais (supervisores) deve focar o seu agir na eloquência, motor exterior dos afetos e das paixões, como um orador puro da técnica-trabalho.