Questões do concurso:
Prefeitura de Rio Claro - SP - 2023 - Avança SP - 2023 - Prefeitura de Rio Claro - SP - Psicólogo
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Rio Claro - SP
Disciplina:
Psicologia
A teoria psicológica Existencialista enfatiza que a existência humana é permeada por questões essenciais, como a busca de sentido e propósito na vida. Nesse contexto, a “liberdade de escolha” é uma das questões fundamentais da Psicologia existencialista. Segundo essa premissa, os indivíduos devem ser considerados como...
Concurso:
Prefeitura de Rio Claro - SP
Disciplina:
Psicologia
A escala de Gesell foi criada com base nas observações detalhadas do desenvolvimento típico de crianças em várias áreas, como motricidade, linguagem, habilidades sociais e habilidades cognitivas. Ela permite que profissionais da área da psicologia e da educação identifiquem o nível de desenvolvimento da criança em relação a faixas etárias específicas. Analise as afirmações a seguir, e indique a alternativa em que todas estão corretas.
I. O objetivo principal é fornecer um meio para avaliar o desenvolvimento infantil e identificar eventuais atrasos ou desvios em relação ao padrão esperado para cada faixa etária.
II. É útil para detectar problemas potenciais que possam exigir intervenções adequadas, como a estimulação de determinadas habilidades.
III. De acordo com a escala do desenvolvimento, com 40 semanas de vida, espera-se que a criança apresente o comportamento de linguagem de duas “palavras” além de “papá” e “mamã”.
IV. Com 52 semanas de vida, espera-se que a criança coopere com o ato de ser vestida.
V. O uso dessa escala isoladamente do uso de outros métodos já é suficiente para fazer diagnósticos acerca do desenvolvimento infantil.
I. O objetivo principal é fornecer um meio para avaliar o desenvolvimento infantil e identificar eventuais atrasos ou desvios em relação ao padrão esperado para cada faixa etária.
II. É útil para detectar problemas potenciais que possam exigir intervenções adequadas, como a estimulação de determinadas habilidades.
III. De acordo com a escala do desenvolvimento, com 40 semanas de vida, espera-se que a criança apresente o comportamento de linguagem de duas “palavras” além de “papá” e “mamã”.
IV. Com 52 semanas de vida, espera-se que a criança coopere com o ato de ser vestida.
V. O uso dessa escala isoladamente do uso de outros métodos já é suficiente para fazer diagnósticos acerca do desenvolvimento infantil.
Concurso:
Prefeitura de Rio Claro - SP
Disciplina:
Psicologia
René Spitz foi um importante psicanalista e desenvolvimentista que contribuiu significativamente para o estudo da psicologia do desenvolvimento infantil. Analise as questões a seguir e indique a alternativa que considera corretamente as contribuições desse teórico.
I. O termo hospitalismo se refere a comportamentos característicos de crianças que passam por longos períodos de hospitalização, mesmo tendo os cuidados de seus genitores.
II. A qualidade das experiências iniciais com os cuidadores nos primeiros meses de vida, determinam o desenvolvimento infantil saudável ou patológico.
III. O termo hospitalismo refere-se a um estado de privação afetiva total que pode gerar, entre outras consequências, atrasos no desenvolvimento infantil de crianças institucionalizadas.
IV. A exposição a situações adversas e desafiadoras é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.
V. A formação de vínculos emocionais estáveis e positivos com os cuidadores não são essenciais no primeiro ano de vida da criança, pois a criança nessa fase ainda não identifica com clareza a natureza das relações emocionais.
I. O termo hospitalismo se refere a comportamentos característicos de crianças que passam por longos períodos de hospitalização, mesmo tendo os cuidados de seus genitores.
II. A qualidade das experiências iniciais com os cuidadores nos primeiros meses de vida, determinam o desenvolvimento infantil saudável ou patológico.
III. O termo hospitalismo refere-se a um estado de privação afetiva total que pode gerar, entre outras consequências, atrasos no desenvolvimento infantil de crianças institucionalizadas.
IV. A exposição a situações adversas e desafiadoras é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.
V. A formação de vínculos emocionais estáveis e positivos com os cuidadores não são essenciais no primeiro ano de vida da criança, pois a criança nessa fase ainda não identifica com clareza a natureza das relações emocionais.
Concurso:
Prefeitura de Rio Claro - SP
Disciplina:
Psicologia
Quais são as principais vantagens da metodologia experimental na Psicologia?
Concurso:
Prefeitura de Rio Claro - SP
Disciplina:
Psicologia
A psicoterapia de grupo oferece um ambiente terapêutico valioso que promove oportunidades para a superação de diversos conflitos. Ela é indicada para uma variedade de questões emocionais e comportamentais e pode ser uma abordagem eficaz para muitas pessoas. Com base nos pressupostos da psicoterapia de grupo, analise as afirmações a seguir e indique a alternativa em que todas estão corretas.
I. Para evitar conflitos e desistências no grupo, faz-se necessário que o psicoterapeuta imponha as regras do grupo sem permitir a expressão livre dos participantes.
II. Um dos papéis do psicoterapeuta na psicoterapia de grupo é atuar como um facilitador, promovendo a interação e a comunicação entre os membros.
III. Um dos objetivos da psicoterapia de grupo é promover a redução da diversidade de perspectivas e de vivências.
IV. Entre os benefícios da psicoterapia de grupo, estão a promoção do desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.
V. Um dos objetivos da psicoterapia de grupo é limitar a expressão emocional dos participantes.
I. Para evitar conflitos e desistências no grupo, faz-se necessário que o psicoterapeuta imponha as regras do grupo sem permitir a expressão livre dos participantes.
II. Um dos papéis do psicoterapeuta na psicoterapia de grupo é atuar como um facilitador, promovendo a interação e a comunicação entre os membros.
III. Um dos objetivos da psicoterapia de grupo é promover a redução da diversidade de perspectivas e de vivências.
IV. Entre os benefícios da psicoterapia de grupo, estão a promoção do desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.
V. Um dos objetivos da psicoterapia de grupo é limitar a expressão emocional dos participantes.