limpar filtros
Questões por página:

Analise o texto abaixo:


“Recurso de apoio ao trabalho didático envolvendo estudantes com deficiência e englobam metodologias, estratégias, práticas e serviços que possam subsidiar a acessibilidade ou o processo pedagógico, visando a autonomia, a independência, a qualidade de vida e a inclusão de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida”.


Correa e Rodrigues (2016).


No trecho acima, os autores se referem a:

Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem que procura minimizar as barreiras metodológicas de aprendizagem, tornando o currículo acessível para todos os alunos, pois possibilita a utilização de diversos meios de representação do conteúdo, de execução e de engajamento na tarefa.
Assinale a alternativa que indica corretamente o sistema de comunicação que enfatiza o relacionamento interpessoal, onde a comunicação entre os indivíduos acontece através de troca de figuras. Muito utilizado no trabalho com estudantes com Transtorno do Espectro Autista que apresentam déficits na fala.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION,2014), o Transtorno do Espectro Autista TEA é entendido como um transtorno do neurodesenvolvimento e pode ser definido da seguinte forma:


1. caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.


2. é um transtorno degenerativo, sendo comum que a aprendizagem e as compensações individuais diminuam ao longo da vida.


3. para o diagnóstico é necessário a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.


4. é um transtorno neurobiológico crônico que se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade.


5. inclui déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

São estratégias possíveis, amparadas pela legislação e literatura da área, para serem utilizadas com estudantes com altas habilidades/superdotação:


1. Agrupamento.


2. Aceleração.


3. Terminalidade específica.


4. Enriquecimento Curricular.


5. Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA).


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.