limpar filtros
Questões por página:
Joana, professora de educação básica do ensino fundamental e tradutora / intérprete de Libras-Língua Portuguesa, apresentou currículo para vaga de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa em uma escola particular, no ano de 2020. Porém, a administração escolar não aprovou a contratação, pelo fato de Joana não ter o curso superior de Tradução e Interpretação com habilitação em Libras-Língua Portuguesa. A professora contestou, utilizando, como um de seus argumentos, o Decreto nº 5.626/2005, destacando o Art.18.
Assinale a opção que apresenta o meio de formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa que a professora utilizou para argumentar em sua contestação.
Dos 47,3 milhões de alunos da educação básica,61.594 possuem alguma deficiência relacionada à surdez. O Dia Nacional dos Surdos celebrado nesta terça-feira,26 de setembro, lança luz sobre a diversidade e o acesso à educação no Brasil. (Ministério da Educação- Inep: Censo Escolar- Confira o panorama dos surdos na educação brasileira. Publicado em 26/09/2023 pela Assessoria de Comunicação Social do Inep.)
Observe o quadro a seguir, publicado pelo Inep do censo escolar de 2022.
Imagem associada para resolução da questão

Avalie se as afirmativas a seguir, de acordo com o atendimento educacional especializado e o acesso das pessoas surdas à educação que devem ser garantidas pelas instituições federais de ensino.
I. Desenvolver e adotar mecanismos alternativos para avaliação de conhecimentos expressos em Libras, devidamente registrados em vídeo ou em outros meios eletrônicos e tecnológicos. II. Disponibilizar equipamentos, acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, bem como recursos didáticos para apoiar a educação de alunos surdos ou com deficiência auditiva. III. Apoiar, na comunidade escolar, o uso e a difusão de Libras entre professores, alunos, funcionários, direção da escola e familiares, inclusive pelo meio da oferta de cursos.
Está correto o que se afirma em
As comunidades surdas foram se constituindo no decorrer do tempo por meio da existência das línguas de sinais que promoviam um meio de comunicação entre surdos, seus familiares e amigos ouvintes. A interpretação de língua de sinais se tornou uma profissão dentro dessas comunidades em uma relação dialógica e interativa.
O início da atuação dos intérpretes de Libras no Brasil ocorreu
Este artigo publicado pela UNICEF conta a história de um menino chamado Yohann que nasceu surdo, mas sua mãe (ouvinte) pesquisou informações para entender os diferentes tipos de cirurgias, até que encontrou informação sobre o implante coclear, mas o menino só foi implantado com 10 meses de idade. Depois de 1 ano, com o tratamento fototerápico, ele começou a falar. Aos 10 anos começou a participar como contador de histórias da iniciativa Deixa Que Eu Conto. Sua mãe afirma: “Existem vários tipos de surdo: implantados, oralizados... então não basta colocar um intérprete de Libras. Um menino surdo fazer um podcast é bem legal para desmistificar isso, e mostrar que o surdo pode ser, sim, oralizado”.

(UNICEF- para cada criança- Brasil. Artigo: A(s) história(s) de Yohann- 09/12/2021)


Historicamente, o povo surdo foi marcado pelo surgimento de vários conceitos em relação a sua identidade e a sua cultura, e muitos desses conceitos foram formulados por ouvintes que não conviviam nem conheciam profundamente o ser surdo.

Assinale a opção que apresenta a característica de determinada identidade surda que mais se aproxima do caso descrito acima.
Vitor, aluno surdo-cego do 9º ano do Ensino Fundamental, está muito satisfeito com as chegadas de Paulo, Guia Intérprete de Libras, e de Pedro, Tradutor e Intérprete de Libras-Língua Portuguesa à escola em que está matriculado.
Em relação à responsabilidade profissional, segundo o Código de Conduta e Ética desses profissionais, avalie se, tanto Pedro quanto Paulo, devem
I. utilizar todos os conhecimentos linguísticos, técnicos, científicos, ou outros a seu alcance, para o melhor desempenho de sua função; II. solidarizar-se com as iniciativas em favor dos interesses de sua categoria, ainda que não lhe tragam benefício direto; III. manter-se informado e atualizado sobre quaisquer assuntos concernentes à profissão.
Está correto o que se afirma em