Questões do concurso:
Prefeitura de Presidente Kubitschek - MG - 2024 - CPCON - 2024 - Prefeitura de São José de Piranhas - PB - Psicólogo Educacional
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Presidente Kubitschek - MG
Disciplina:
Psicologia
Para Bock (2004, p.153), et al. “A abordagem cognitivista diferencia a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa”.
Fonte: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva,2004.368 p. ISBN: 8502029002.
Diante disso, analise as assertivas a seguir.
I- a aprendizagem mecânica refere-se à aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva.
II- a aprendizagem mecânica é aquela com significado de visão de mundo, que serve para descrever e enfrentar situações novas.
III- a aprendizagem significativa processa-se quando um novo conteúdo relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.
IV- a aprendizagem mecânica é aquela que nos fornece os signos e instrumentos que permitem pensar o mundo à nossa volta.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Fonte: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva,2004.368 p. ISBN: 8502029002.
Diante disso, analise as assertivas a seguir.
I- a aprendizagem mecânica refere-se à aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva.
II- a aprendizagem mecânica é aquela com significado de visão de mundo, que serve para descrever e enfrentar situações novas.
III- a aprendizagem significativa processa-se quando um novo conteúdo relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.
IV- a aprendizagem mecânica é aquela que nos fornece os signos e instrumentos que permitem pensar o mundo à nossa volta.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de Presidente Kubitschek - MG
Disciplina:
Psicologia
O Código de Ética Profissional do Psicólogo é um documento que orienta a prática da Psicologia no Brasil. Foi atualizado pela última vez em 2019 e continua vigente em 2024.
Em relação às responsabilidades e deveres fundamentais do Psicólogo, é CORRETO afirmar que o psicólogo:
Em relação às responsabilidades e deveres fundamentais do Psicólogo, é CORRETO afirmar que o psicólogo:
Concurso:
Prefeitura de Presidente Kubitschek - MG
Disciplina:
Psicologia
A Psicologia da Educação, por ter natureza e origem híbridas, gera divergências entre seus estudos quanto às considerações sobre sua autonomia epistemológica. Segundo Coll (2000), existem duas correntes ou posicionamentos, nitidamente contrastantes a esse respeito:
Fonte: COLL, C; PALACIOS, J. & MARCHESI, A. (ORG.). Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Da Educação, Volume 2. Artes Médicas, Porto Alegre: 1996.
A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir:
I- A Psicologia da Educação é empregada para designar o corpo de princípios e explicações alcançados pela Psicologia, como a Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento.
II- A Psicologia da Educação é entendida como uma disciplina sem autonomia científica e didática.
III- A Psicologia da Educação é uma “disciplina-ponte” entre várias ciências, caracterizando-se como uma disciplina de natureza aplicada.
IV- A Psicologia da Educação é uma especialização dentro da Pedagogia e/ou Psicologia, que trata dos distúrbios de aprendizagem.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Fonte: COLL, C; PALACIOS, J. & MARCHESI, A. (ORG.). Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Da Educação, Volume 2. Artes Médicas, Porto Alegre: 1996.
A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir:
I- A Psicologia da Educação é empregada para designar o corpo de princípios e explicações alcançados pela Psicologia, como a Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento.
II- A Psicologia da Educação é entendida como uma disciplina sem autonomia científica e didática.
III- A Psicologia da Educação é uma “disciplina-ponte” entre várias ciências, caracterizando-se como uma disciplina de natureza aplicada.
IV- A Psicologia da Educação é uma especialização dentro da Pedagogia e/ou Psicologia, que trata dos distúrbios de aprendizagem.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de Presidente Kubitschek - MG
Disciplina:
Psicologia
Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e epistemólogo genético que acreditava que a forma como as crianças pensam é fundamentalmente diferente da forma como os adultos pensam. A teoria de Piaget foi muito influente no domínio da aquisição da linguagem.
No contexto do pensamento piagetiano, assinale a alternativa CORRETA.
No contexto do pensamento piagetiano, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Presidente Kubitschek - MG
Disciplina:
Psicologia
Bock (2022, p.162) afirma que: “Para Vigotski, o desenvolvimento é um processo que se dá de fora para dentro. É no processo de ensino-aprendizagem que ocorre a apropriação da cultura e o consequente desenvolvimento do indivíduo”.A partir destas concepções, Vigotski formulou o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal-zdp.
Fonte: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva,2004.368 p. ISBN: 8502029002
É CORRETO afirmar sobre o conceito de ZDP é a:
Fonte: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva,2004.368 p. ISBN: 8502029002
É CORRETO afirmar sobre o conceito de ZDP é a: