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Prefeitura de Esteio - RS - 2024 - FUNDATEC - 2024 - IF-SC - Professor - Português
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Disciplina:
Linguística
Considerando o papel da sincronia e da diacronia na teoria de Ferdinand de Saussure, analise o trecho a seguir:
A Linguística _____________ se ocupará das relações lógicas e psicológicas que unem os termos coexistentes e que formam sistema, tais como são percebidos pela consciência coletiva. A Linguística _____________ estudará, ao contrário, as relações que unem termos sucessivos não percebidos por uma mesma consciência coletiva e que se substituem uns aos outros sem formar sistema entre si. Deixando de se preocupar com o processo pelo qual as línguas se modificam, para tentar saber o modo como elas funcionam, Saussure deu, coerentemente, primazia ao ponto de vista _____________ (CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure.10. ed. Petrópolis: Vozes, 2000 – texto adaptado especialmente para esta prova).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A Linguística _____________ se ocupará das relações lógicas e psicológicas que unem os termos coexistentes e que formam sistema, tais como são percebidos pela consciência coletiva. A Linguística _____________ estudará, ao contrário, as relações que unem termos sucessivos não percebidos por uma mesma consciência coletiva e que se substituem uns aos outros sem formar sistema entre si. Deixando de se preocupar com o processo pelo qual as línguas se modificam, para tentar saber o modo como elas funcionam, Saussure deu, coerentemente, primazia ao ponto de vista _____________ (CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure.10. ed. Petrópolis: Vozes, 2000 – texto adaptado especialmente para esta prova).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Disciplina:
Linguística
Considerando a teoria do signo linguístico saussuriana, analise as assertivas a seguir:
I. Para Saussure, o signo linguístico é arbitrário, o que não deve dar a ideia de que o significado dependa da livre escolha do que fala, porque não está ao alcance do indivíduo trocar coisa alguma em um signo.
II. Toda unidade linguística é “discreta”, ou seja, tem valor único, com isso, cada unidade discreta tem de ser emitida sucessivamente. Elas não são concomitantes, não são coexistentes, não são sucessivas. Esse princípio refere-se à linearidade do significante.
III. Pode-se intercambiar os termos “signo” e “símbolo”, pois, para Saussure, ambos são arbitrários e lineares.
Quais estão corretas?
I. Para Saussure, o signo linguístico é arbitrário, o que não deve dar a ideia de que o significado dependa da livre escolha do que fala, porque não está ao alcance do indivíduo trocar coisa alguma em um signo.
II. Toda unidade linguística é “discreta”, ou seja, tem valor único, com isso, cada unidade discreta tem de ser emitida sucessivamente. Elas não são concomitantes, não são coexistentes, não são sucessivas. Esse princípio refere-se à linearidade do significante.
III. Pode-se intercambiar os termos “signo” e “símbolo”, pois, para Saussure, ambos são arbitrários e lineares.
Quais estão corretas?
Disciplina:
Português
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O poema de Oswald de Andrade é construído a partir da repetição da preposição “Para” no início de cada verso. Assinale a alternativa que indica a figura de sintaxe empregada pelo autor e que denomina essa repetição.
Disciplina:
Português
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Observa-se no poema um fenômeno conhecido como variação linguística. O elemento motivador mais provável dessa variação faz com que ela seja chamada de:
Disciplina:
Português
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Analise as assertivas a seguir a respeito do poema:
I. Em “Vício da fala”, a crítica do autor reside na qualidade da escolarização do brasileiro do início do século XX, que mal sabia falar corretamente.
II. Uma das características modernistas visíveis no texto é a ausência de pontuação, desviando-se da norma-padrão da Língua Portuguesa.
III. Apesar de as orações do poema não apresentarem sujeito expresso, ainda assim é possível definir a quem o eu-lírico se refere.
Quais estão corretas?
I. Em “Vício da fala”, a crítica do autor reside na qualidade da escolarização do brasileiro do início do século XX, que mal sabia falar corretamente.
II. Uma das características modernistas visíveis no texto é a ausência de pontuação, desviando-se da norma-padrão da Língua Portuguesa.
III. Apesar de as orações do poema não apresentarem sujeito expresso, ainda assim é possível definir a quem o eu-lírico se refere.
Quais estão corretas?