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Perez-Gallardo e colaboradores (2003), pensando no planejamento da Educação Física escolar com o ensino fundamental, destacam que os conteúdos para os primeiros anos devem ser pautados nas Manifestações da Cultura corporal patrimonial. Assim, deve partir da cultura corporal Familiar e Local, passando pela:
Ao apresentar a Teoria Pedagógica Crítico-Libertadora da Educação Física Escolar, Bossle (2023) aponta o caminho por uma razão inspirada no processo de humanização do “ser mais” freireano. Assim sendo, tal caminho segue por uma racionalidade orientada, segundo o autor, por uma:
Lima e colaboradores (2023), ao apresentarem uma experiência pedagógica com uma luta brasileira com estudantes da educação básica, revelam alguns elementos da tematização. O primeiro destaca a origem da luta no estado do Pará. O segundo sublinha que o objetivo da luta é fazer com que o oponente toque as costas no solo. Assim, considerando tais elementos, os autores socializam a tematização da:
Em uma experiência pedagógica de tematização do voleibol, a professora propõe uma vivência com as diversas formas de tocar na bola para que ela não toque no chão da quadra. Para além dos movimentos propostos pelos estudantes, a professora apresenta um movimento utilizado frequentemente no alto rendimento para evitar o toque da bola no chão de sua quadra, denominado de:
Em uma tematização com Ginástica Rítmica, Maldonado e Bocchini (2015), nas primeiras aulas, apresentaram os aparelhos da modalidade, entre eles o/a: