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Ao longo da História, muitas obras de arte foram criadas como metáforas ou críticas abertas a sistemas políticos e a outras imposições sociais. Oposto ao engajamento político ou a qualquer aspecto que fugisse às questões relativas à própria linguagem plástica, surgiu no século XIX uma corrente artística que defendia a:
Muitas contribuições à diversidade artístico-cultural brasileira provêm dos povos originários que já habitavam o território que viria a se tornar o Brasil. Dentre essas contribuições, podemos apontar elementos do patrimônio imaterial como:
Mais que desenho, pintura, modelagem e escultura, as obras se caracterizam predominantemente pela reunião dos elementos compositivos; em parte ou inteiramente, seus elementos constitutivos são materiais. Objetos ou fragmentos naturais, pré-formados ou manufaturados não são pensados a priori como materiais de arte. Essa descrição corresponde a uma técnica artística, surgida na segunda metade do século XX, que foi denominada:
Segundo Fayga Ostrower (1998), o ser humano teria o conhecimento intuitivo de certas formas simples, regulares e simétricas que são frequentemente comparadas e relacionadas às formas existentes na natureza. Essas formas simples seriam:
A arte na educação infantil contribui com o desenvolvimento das crianças, pois os meios artísticos tornam-se estratégia para integrar a criatividade à assimilação de novos conhecimentos, relacionando a priori: