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A educação em saúde bucal pode ser feita por meio de palestras, jogos e desenhos, a fim de disseminar o conhecimento e promover não só a autopercepção da saúde bucal, mas também apontar hábitos deletérios, que causam danos à saúde bucal do indivíduo. Nesse sentido, pode-se apontar como um dos pontos centrais da educação em saúde bucal:
A conscientização sobre os riscos de contaminação e a adoção de medidas de controle de infecção são fundamentais em qualquer ambiente de cuidados de saúde. São medidas para prevenir infecção cruzada a higiene das mãos, o uso de equipamentos de proteção individual, a esterilização, a desinfecção, o descarte adequado de materiais, a imunização, entre outros. Denomina-se infecção cruzada:
Um exemplo de agente químico com impacto na saúde e segurança da equipe odontológica é:
Sabe-se que uma alimentação rica em açúcares é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças bucais. Sabendo disso, práticas de higiene bucal e instruções dietéticas se fazem necessárias de modo a instruir a população em geral.

Considere as siglas: placa bacteriana patogênica (PBP), inflamação gengival (IG) e cálculo dental (CD).

A sequência que leva à instalação de uma doença periodontal é:
Levando em consideração o processo de esfoliação e erupção dental em crianças, pode ocorrer uma alteração, em que o intenso contato da raiz do dente decíduo com o osso alveolar, sem a presença do ligamento periodontal, pode levar ao atraso de erupção do dente sucessor, ou até mesmo a um caso de erupção ectópica do sucessor permanente. Ao avaliar clinicamente, o dente decíduo parece estar abaixo da linha de oclusão e estático. Essa alteração é denominada: